Secretário de Infraestrutura de MG e responsáveis pela MG 290 visitam Ouro Fino

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Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza e o presidente da EPR Sul de Minas, José Carlos Cassaniga. (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

Na manhã desta terça-feira (6) estiveram em Ouro Fino o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza e o presidente da empresa responsável pela MG 290 e pela MG 459, a EPR Sul de Minas, José Carlos Cassaniga. Eles falaram sobre o processo de concessões destas e de outras rodovias.

Barros de Souza e Cassaniga foram trazidos a Ouro Fino por iniciativa do deputado estadual Dr. Maurício Lemes de Carvalho e se reuniram com representantes de diversas cidades do Sul de Minas na sede da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de Ouro Fino (ACIA-Ouro Fino).

Segundo Cassaniga num primeiro momento serão feitas obras que visam melhorar a rodagem das vias, o que demanda estudos como melhoria da drenagem em locais onde tal fator é deficitário, por exemplo. Esta etapa deve ser concluída ainda em 2023. Também neste ano deve começar a funcionar uma estrutura de apoio aos usuários da rodovia, com atendimento, autosocorro, entre outros.

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Pedágios

Sobre os pedágios, o secretário de Infraestrutura informou que começaram a ser cobrados dentro de sete meses, informação que contrasta com a inicialmente dada pela assessoria de imprensa da EPR, que havia estabelecido o início da cobrança para outubro deste ano. Porém o secretário também assegurou que a cobrança só ocorreria após a conclusão ao menos da primeira etapa das obras.

Sobre a localização das praças, o presidente da EPR não soube dar referencias locais, porém afirmou que o pedágio entre Monte Sião e Ouro Fino deve ficar próximo a divisa entre os municípios, ainda dentro do território ouro-finense. Já a praça entre Ouro Fino e Jacutinga deve ficar nas proximidades do bairro Caneleiras, segundo o deputado Maurício. A de Borda da Mata próxima a Balança.

O valor do pedágio ficou estabelecido em R$ 8,32 e haverá desconto progressivo para usuários frequentes, desde que estes utilizem sistemas de cobrança automática, como o “Sem Parar”, com isto o valor pode cair para até R$ 2,60 para quem passar de 20 vezes acima pela mesma praça.

Cassaniga informou ainda que, pelo contrato, este valor é corrigido anualmente pelo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), portanto até o início da cobrança dos pedágios o montante a ser pago pelos usuários pode ser alterado.

Terceira Faixa

Sobre pavimentação de acostamentos, a previsão do presidente da EPR é que ocorra nos próximos dois anos. Cassaniga ainda informou que estudos técnicos já estão sendo feitos para a construção de terceiras faixas nos trechos de lentidão, reforma de trevos, etapa que está prevista para ser iniciada em 2025.

A conclusão das obras estabelecidas no contrato de concessão está prevista para daqui oito anos, quando toda estrutura das rodovias estará pronta, incluindo alteração de curvas acentuadas e adaptações inicialmente imprevistas.  

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