Novos casos e mortes por Covid-19 seguem com tendência de alta no Sul de Minas

0
Alerta Observatório de Ouro Fino (Covid-19)
Alerta Observatório de Ouro Fino (Covid-19). (Imagem - Divulgação).
Co-Working em Ouro Fino

Novo boletim Indcovid divulgado nesta quarta-feira (08) pela Unifal-MG, aponta que novos casos e mortes por Covid-19 continuam com tendência de alta no Sul de Minas.

Conforme o boletim, há crescimento contínuo de registros de novos casos da doença há 39 dias consecutivos em todas as regionais de saúde da região.

Há também tendência de crescimento de mortes. Apenas a regional de Alfenas apresentou queda e estabilidade em novos óbitos, mas houve crescimento nas regionais de Pouso Alegre e Varginha.

Assine o Observatório de Ouro Fino

O boletim também destaca que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) não tem atualizado dados de novas internações pela doença.

Segundo o boletim, o alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população “parcialmente vacinada” e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-COV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina.

No Brasil e em Minas Gerais, aponta o boletim, essa circunstância criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado o espalhamento da subariante BA.2 da ômicron, consolidando a nova onda de Covid-19.

10 maiores cidades

Todos os dez municípios mais populosos do Sul de Minas apresentaram tendência de crescimento de registro de casos de Covid-19 nos últimos dias.

Em novos óbitos, houve tendência de alta em Pouso Alegre, o que deve mudar nas próximas semanas, já que em apenas quatro dias o município registrou sete mortes pela Covid-19.

Ainda conforme a Unifal-MG, houve aumento de registro de mortes em Lavras e Itajubá. Já outros sete municípios não registraram óbitos na semana de 31 de maio a 6 de junho, conforme os dados analisados pela universidade.

Ouro Fino

Em Ouro Fino, indiferentemente das outras cidades, na última semana tivemos 290 casos confirmados e duas internações de alto risco em estado grave.

O Departamento de Saúde com o intuito de amenizar a atual situação, abrirá uma exceção para aqueles que ainda não conseguiram se vacinarem. Neste sábado (10) das 08 às 14h00 da tarde, serão aplicadas todas as doses contra a Covid-19, além do imunizante contra a gripe H3N2.

Ômicron
Ômicron Imagem: Reprodução – Revista Planeta

Fonte – Unifal (MG) / Eptv Sul de Minas / Departamento de Saúde de Ouro Fino.

AnteriorPolícia Civil prende quatro suspeitos de realizar tráfico de drogas por aplicativo de mensagens
PróximoCaminhão carregado com 250 sacas de café é furtado e prejuízo pode ser de R$ 570 mil