Março Lilás, mês de combate ao câncer de colo de útero

0
Imagem: Divulgação - Adaptação: Diego André de Brito.
Co-Working em Ouro Fino

Março foi o mês escolhido para alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico ao câncer de colo. Este tipo tumor que pode ser evitado tanto pela vacinação, quanto pelo exame de Papanicolau.

Nesta sexta (8), Dia Internacional da Mulher, haverá coleta de Papanicolau, das 13h às 19h, na UBS Pastor Douglas, na Rua Silviano Brandão, próxima a antiga rodoviária. Este exame é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas, que podem ser tratadas evitando que evoluam para o câncer.

Além do Papanicolau a vacinação contra o HPV, agente causador de 70% dos casos de câncer de colo de útero, é a forma mais eficaz de prevenção desta doença. Em Ouro Fino o imunizante está disponível na Sala de Vacina nos Capuchinhos. Meninas devem ser vacinadas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. Quanto mais cedo é feita a imunização, mas eficaz é a prevenção.

Assine o Observatório de Ouro Fino

No caso dos meninos e de homens adultos, a vacinação contra o HPV tem dois motivos, o primeiro é que eles podem ser agentes transmissores do vírus. O segundo e mais importante é que estudos científicos indicam que o HPV pode ser o responsável por câncer de pênis. Atualmente já é comprovado que este agente causa 80% dos casos de câncer do ânus, 60% dos casos de câncer da vagina, 40% dos casos de câncer da vulva e possivelmente câncer da boca.

AnteriorGrupo Extensão Feminina convida para evento “Mulheres que Movimentam” nesta quinta (7)
PróximoReviravolta no Caso Isabela Borges – Polícia Civil prende suspeito de matar garota de programa