Diretor de saúde Francisco Ceccon fala sobre polêmicas e outras questões em entrevista coletiva

0
Diretor de Saúde, Francisco Ceccon, o Chico da Farmácia (Foto: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

O diretor de saúde de Ouro Fino Francisco Ceccon, o Chico da Farmácia, fez um pronunciamento na noite desta quarta-feira (2) e em seguida respondeu perguntas da imprensa e de vereadores no Salão Nobre da Prefeitura de Ouro Fino. Ele abordou temas como alocação de verbas da pasta, horários dos servidores dos PSFs e programas que serão implantados.

Chico da Farmácia começou sua explanação enumerando suas ações a frente da saúde ouro-finense, em seguida explicou que a maioria das medidas são feitas com recursos da própria administração municipal, pois, segundo ele, o volume de verba advinda dos governos estadual e federal é insuficiente para cobrir os custos.

Ainda no campo das verbas, o diretor de saúde explicou ainda que muitas das verbas que chegam para a pasta têm destinação já determinada e não podem ser utilizadas em atividades diversas daquelas para as quais foram destinadas, sob pena dele ser indiciado por improbidade administrativa.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Uma novidade trazida na explanação inicial foi que em Novembro Ouro Fino passará de gestão básica de saúde para gestão plena de saúde, o que, segundo Chico Ceccon, trará mais liberdade na gestão das verbas destinadas à área da saúde no município.

Quando as perguntas foram abertas a polêmica relacionada aos médicos e dentistas dos Programa de Saúde da Família (PSFs) que, segundo denúncia do vereador Tiago Bazoli, estariam trabalhando apenas 20 das 40 horas para as quais eram concursados, o diretor afirmou que tomará providências para sanar o problema. Sobre as horas que deixaram de trabalhar anteriormente, o chefe de governo Bruno Zucarelli interviu e informou que o Ministério Público foi oficiado e que o setor de processos administrativos da prefeitura também seria oficiado.

A reportagem do Observatório de Ouro Fino questionou sobre o saúde mental de Ouro Fino, especificamente sobre a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) na cidade. Os Caps são programas de atenção a saúde mental que visam atender não só o paciente, mas também a família, oferecendo cuidados e atendimento. O diretor de saúde informou que foi liberada verba para a implantação do Caps na cidade, mas que há muito a ser feito para que isto se torne uma realidade.

AnteriorPastor evangélico lança livro nesta quinta-feira
PróximoAgosto Lilás, Delegado fala sobre medidas de combate a violência doméstica