Covid-19: Pouso Alegre confirma mais 20 novos casos da variante Ômicron

0
Variante Ômicron da Covid-19
Variante Ômicron da Covid-19. Imagem - Google
Co-Working em Ouro Fino

Na noite desta terça-feira (04) foi confirmado pela prefeitura de Pouso Alegre mais 20 novos casos de moradores da cidade contaminados pela variante “Ômicron” da Covid-19. Outros dois casos já haviam sido confirmados na semana passada. A secretaria municipal de Saúde informou que os casos seguem em observação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde pede para que todas as pessoas continuem utilizando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações.

A secretaria também destacou que, com esse aumento de contaminações pela variante ômicron, é extremamente importante que todas pessoas estejam vacinadas com todas as “doses disponíveis” de acordo com a faixa etária de cada um.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde alertou, também nesta terça-feira (4), que apesar de estudos indicarem que a ômicron causa uma Covid mais leve, a doença não é um resfriado comum.

O gerente de Incidentes da OMS, Abdi Mahamud, alertou: “Onde quer que a ômicron chegue, é questão de semanas para ela se tornar dominante”.

Ele deu o exemplo da Dinamarca, um dos países com a maior concentração de casos do mundo. Lá, a variante alfa levou cerca de duas semanas para dobrar o número de casos. A ômicron fez isso em apenas dois dias. E frisou:

“Mesmo com olhar histórico na literatura, nunca vimos um vírus tão transmissível em um surto”.

Abdi Mahamud destacou que estão surgindo mais e mais estudos indicando que a ômicron afeta especialmente a parte superior do aparelho respiratório, provocando sintomas mais leves para quem já havia se vacinado.

O gerente de incidentes da OMS disse a certeza até aqui é da importância da vacinação.

Nas palavras dele, o desafio é fazer a vacinação alcançar as populações vulneráveis ao vírus.

AnteriorHá vagas: Juninho Games e Celulares está contratando novos funcionários
PróximoGoverno de Minas antecipa pagamento dos servidores para evitar aglomeração