Cemig instala iluminação eficiente em escolas públicas de Ouro Fino

0
Cemig instala iluminação eficiente em escolas públicas de Ouro Fino
Cemig instala iluminação eficiente em escolas públicas de Ouro Fino (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

Até 2022, todas as instituições públicas estaduais na área de concessão da Cemig serão contempladas com as melhorias

A Cemig está realizando ações para melhorar a gestão energética de sete escolas públicas estaduais nos municípios de Jacutinga, Ouro Fino, São João da Mata e São Sebastião da Bela Vista (relação abaixo), por meio da instalação de moderna iluminação com a tecnologia LED, em substituição a lâmpadas ineficientes.

Com o retorno gradual das aulas presenciais, os alunos da rede pública estadual de ensino estão encontrando um ambiente mais iluminado, agradável e eficiente. Isso é resultado do investimento da Cemig na modernização do sistema de iluminação das escolas públicas do estado.

Assine o Observatório de Ouro Fino

De acordo com Fernando Queiroz, coordenador do Projeto Cemig nas Escolas, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Antes dessa iniciativa, as instituições faziam trocas constantes de reatores e das lâmpadas. A substituição das lâmpadas elimina essa necessidade. Além disso, a nova iluminação dá mais conforto aos alunos e professores, colaborando para a qualidade do ensino”, explica.

Somente no primeiro semestre deste ano, a companhia investiu cerca de R$ 6,3 milhões na substituição de aproximadamente 170 mil lâmpadas ineficientes por outras de LED em 593 instituições de ensino da rede estadual, por meio do Projeto Cemig nas Escolas.

O Projeto Cemig nas Escolas descarta todas as lâmpadas ineficientes de modo seguro e de acordo com as melhores práticas ambientais. Segundo Fernando, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação.

Programa de Eficiência Energética e educação
Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, no quinquênio 2018-2022, aproximadamente R$ 44 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig. Ao todo, são 3.398 escolas.

O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

AnteriorPrefeitura conclui obras em rua do Vila Prateado
PróximoPolícia Militar cumpre mandado em bairro da zona rural de Ouro Fino