A importância da vacina no combate à Covid-19

0
Vacinas Salvam Vidas
Imagem: Divulgação - Vacinas Salvam Vidas
Co-Working em Ouro Fino

A vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.

Por isso, é importante que todos os cidadãos se vacinem, até porque, as vacinas contra COVID-19 são completamente seguras. Todas são licenciadas e rigorosamente testadas. Além disso, o acesso às doses é gratuito, com distribuição pelo Sistema Único de SaúdeSUS

Assim, para reduzir o número de pessoas com sintomas e internações e evitar casos graves e óbitos pela COVID-19, orientamos a população a tomar as duas doses das vacinas disponibilizadas nas Unidades de Saúde municipais.  

Assine o Observatório de Ouro Fino

Optar pela imunização completa contra o Coronavírus é proteger não apenas a si próprio, mas também toda a sociedade.

Acompanhe em nosso site www.observatoriodeourofino.com.br e redes sociais para saber sobre as faixas etárias, horários e datas e locais de vacinação.

Vacinas salvam vidas

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas. “Graças às vacinas foi possível erradicar a varíola do mundo e controlar doenças como a poliomielite, as sequelas da rubéola em recém-nascidos e surtos de febre amarela”, por exemplo.

A vacina é uma forma “segura e inteligente” de produzir uma resposta imunológica, ou seja, proteção no nosso organismo sem causar doença. As vacinas foram projetadas para estimular memória imunológica. Ou seja, nosso sistema imunológico é induzido pela vacinação a lembrar do contato com aquele microrganismo (ou parte dele) contido na vacina, deixando-nos protegido contra uma doença por meses, anos, décadas ou mesmo toda a vida. Isso também ocorre pela infecção natural (exposição ao microrganismo agressor), porém, com a vacinação há o grande benefício de não ter sido necessário adoecer para adquirir essa proteção. 

“Se chegou o seu tão esperado dia de ir ao posto de saúde tomar a sua dose de vacina contra a Covid-19, vá com alegria e esperança e tome a vacina que estiver disponível para você”. E volte na data marcada para tomar a segunda dose da mesma vacina.

Pandemia dos não vacinados

Em meio à quarta onda de covid-19 na Europa, analistas destacam cada vez mais os riscos gerados a si e ao outros por pessoas que não se vacinam — a ponto de um novo fenômeno se desvelar ao redor do mundo: a “pandemia dos não vacinados”

A expressão descreve a piora de indicadores nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, onde a aplicação de duas doses empacou e não passa dos 70% da população. A situação mais crítica é em países do Leste Europeu, onde sequer 50% dos habitantes completaram o esquema vacinal. 

De outro lado, nações com cobertura acima de 75%, como Portugal, Chile e Dinamarca, apresentam baixo índice de novas mortes, apesar de uma taxa de transmissão maior do que no Brasil — o que demonstra que a alta vacinação impede o aumento de casos graves, como mostram as estatísticas a seguir.

Analistas pontuam que a pandemia ainda não foi resolvida de vez porque muitas pessoas não se vacinaram, o que gera “bolsões” de alta transmissão da covid-19 e eleva o risco de surgirem novas variantes. Imunizantes reduzem — embora não impeçam — o contágio porque a pessoa vacinada carrega menor carga viral, transmite por menos tempo, e tosse e espirra menos. 

— A pandemia atualmente é de não vacinados. A doença mais grave e a morte acontecem em não vacinados. Pessoas não vacinadas mantêm a circulação do vírus entre elas e acabam prejudicando também os vacinados, que acabam se contaminando — observa o médico Juarez Cunha -Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Vacinação em Ouro Fino

De acordo com os dados da Secretária Municipal de Saúde, Ouro Fino chegou a importante marca de 85% da população adulta completamente imunizada contra a covid-19, e até o presente momento, temos 1681 adolescentes vacinados com a primeira dose.

Vacinas Salvam Vidas
Imagem: Divulgação – Vacinas Salvam Vidas!

AnteriorPouso Alegre Futebol Clube anuncia o retorno de “Foguinho”, ídolo da torcida
PróximoJustiça Eleitoral mantém cassação de mandato do vereador “Marquinho Eletricista”