Atividade física em foco | Obesidade infantil

0
Obesidade Infantil
Obesidade Infantil (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

No Brasil, um total de 6 milhões de crianças estão com excesso de peso. O dado, coletado pelo Ministério da Saúde por meio dos atendimentos infantis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), chamou a atenção da pasta, que lançou a Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil. Os números mostram ainda que o sobrepeso atinge 15% das crianças de até 5 anos. Na faixa de 5 a 9 anos e entre os adolescentes, a porcentagem é ainda maior: 31%.

Maria Alvim, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), ressalta que a obesidade já é problema de saúde pública global. Para crianças, as consequências são ainda maiores. “Aumenta o risco de doenças crônicas precocemente, como diabetes, distúrbios de sono, hipertensão e até alguns tipos de câncer “, explica.

“São doenças que a gente só discutia com adultos. Temos visto, no entanto, que isso acontece com crianças e pode resultar também no adoecimento precoce e até na mortalidade precoce, por conta dos excessos, e em uma redução na qualidade de vida”, avalia a especialista.

Assine o Observatório de Ouro Fino

O Ministério da Saúde assinou duas portarias que destinam R$ 90 milhões para ações de combate ao problema. A primeira delas institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Projeta), para desenvolver iniciativas nos estados, municípios e no DF.

DANIEL CECCON

Graduado em Educação Física pela Sociedade Sul mineira de educação e Cultura (2006).
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força pela UNIFOA/RJ. (2008).
Possui curso de Biomecânica aplicado à musculação pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Fisiologia, metabolismo e energia pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Atividade Física e Envelhecimento pelo grupo IPED (2013),
Curso de Obesidade e Atividade Física pelo grupo IPED (2013).
Possui 3 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais: Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), 2011 e Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 2011.

Endereço para o curriculum: http://lattes.cnpq.br/5893018899739366

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 
INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE  

AnteriorHá vagas: Bebidas Jota Efe contrata motorista em Ouro Fino
PróximoPrefeitura realiza repescagem de vacina contra Covid-19