Atividade física em foco | Melhor treino para perder barriga

0
Treino para perder barriga
Treino para perder barriga (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Nós já sabemos que o excesso de gordura abdominal causa diversos problemas de saúde, mais ainda a gordura que se acumula na região abdominal especificamente intra abdominal, que é estreitamente relacionado a problemas cardio metabólicos, por exemplo, aumenta muito o risco de diabetes e aumento de hipertensão, são doenças muito comuns na população adulta atual.  

Então perder gordura é importante, principalmente nessa região abdominal, partindo deste conhecimento o que sabemos, que não existe nenhum tipo de remédio, não existe nenhum tipo de creme, suplemento, de cinta. Então esquece disso tudo e vamos pensar no que realmente funciona para perder gordura abdominal. Ok! 

Vou te dizer que o exercício é a melhor forma de ajudar nesse processo, mas daí, você pode já ter feito um monte de exercício e não obteve resultado, certo? Só que não te falaram que não pode ser qualquer exercício, tem exercício específico que parece ser melhor para ajudar nesse processo de perda de gordura, e o exemplo que vou trazer para esse artigo é uma revisão do Maillard que foi publicada em 2018 e procurou verificar justamente se o treino Intervalo de alta intensidade, tipo HIIT, era uma boa opção para se perder gordura, que foi comprovado em uma compilação de 39 estudos, que se fazer HIIT é eficiente para perder gordura. 

Assine o Observatório de Ouro Fino

Só que tinha um parâmetro para esse HIIT ser eficiente, eles tinham que se manter a 90% da frequência cardíaca máxima durante o esforço, e neste estudo teve protocolos feito na esteira e protocolos feito na bike. E ainda compararam qual dos 2 tiveram mais resultados, quem fez a corrida obteve melhor resposta.

Agora não houve diferença entre homens e mulheres nos resultados, agora se você deseja perder gordura, perder barriga, seja para melhorar a estética, seja para melhorar a sua saúde, use exercícios de alta intensidade, eles são uma ótima opção, então em vez de ficar hora e horas fazendo caminhada, fazendo atividade de intensidade baixa, como já explico em outros artigos que não funciona, faça exercícios de alta intensidade e isso pode ser adaptado para qualquer idade. Mas lembre-se sempre procure sempre um profissional da área para lhe ajudar…ok?

Referência bibliográfica 

Maillard F, Pereira B, Boisseau N. Effect of High-Intensity Interval Training on Total, Abdominal and Visceral Fat Mass: A Meta-Analysis. Sports Med. 2018 Feb;48(2):269-288. 

DANIEL CECCON 

Graduado em Educação Física pela Sociedade Sul mineira de educação e Cultura (2006).  
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força pela UNIFOA/RJ. (2008). 
Possui curso de Biomecânica aplicado à musculação pelo Intituto phorte (2008),  
Curso de Fisiologia, metabolismo e energia pelo Intituto phorte (2008),  
Curso de Atividade Física e Envelhecimento pelo grupo IPED (2013), 
Curso de Obesidade e Atividade Física pelo grupo IPED (2013). 
Possui 3 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais: Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), 2011 e Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 2011. 

Endereço para o curriculum: http://lattes.cnpq.br/5893018899739366 

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 
INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE  

AnteriorFim de semana promete fazer muito frio em Ouro Fino
PróximoPrefeitura de Ouro Fino confirma mais uma morte por Covid-19