Situação econômica do Brasil no fim de 2022 pode ser pior do que agora, diz Especialista

0
Situação Econômica Brasileira
Imagem: Reprodução - Google
Co-Working em Ouro Fino

Alimentação, Energia e Combustíveis caros, somando com o alto índice de desempregados, são fatores que contribuem para o atual cenário econômico do País.

O Brasil deve encarar tempos muito difíceis para controlar a inflação e o desemprego a médio prazo, avalia o Diretor do Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas – Marcelo Neri, em entrevista divulgada pelo Canal CNN Brasil nesta semana. Mesmo com a queda no número de desempregados para 13,7% no trimestre até julho, o cenário não parece nada favorável.

“Na média, ainda estamos uns oito pontos percentuais abaixo da renda dos brasileiros em geral em relação ao começo da pandemia. Agora entre os mais pobres esse déficit é ainda maior. O desemprego, antes de melhorar definitivamente, talvez piore para conter a inflação. Estamos vivendo entre a cruz e a espada“, diz.

Assine o Observatório de Ouro Fino

“Temos um problema sério de ‘Estagflação‘ que afeta mais os mais pobres. Para o final de 2022, esperaria uma situação pior que agora. Mas o que me preocupa mesmo é 2023, quando acaba o programa social e o desemprego não terá nenhum tipo de anestesia social mais forte. O que a gente precisa são programas sociais bem focalizados e bem financiados, que não gerem turbulência, que é ruim para os mercados e para as pessoas de baixa renda”, prevê Neri.

O que é Estagflação?

Estagflação é um evento econômico caracterizado por inflação alta e crescimento estagnado, associados a altos níveis de desemprego. O termo foi definido pelo político britânico Iain Macleod em 1965, para descrever o que considerava “o pior dos dois mundos: não só inflação de um lado ou estagnação do outro, mas ambas juntas”.

De acordo com o especialista, ele acredita na recuperação, mesmo que leve um tempo. No passado “A gente trouxe a inflação de 10% para 4% na recessão de 2015 a 2019. A inflação vai cair, o desemprego depois cai, mas temos alguns problemas estruturais que não estão respondidos e vão surgir mesmo depois das eleições. É uma era de muita incerteza, infelizmente não conseguimos traçar um cenário com clareza, mas essa situação de cobertor curto, de inflação alta com desemprego alto, limita bastante o que se pode fazer”.

AnteriorPrefeitura Municipal efetua melhorias no Bairro Jardim Centenário
PróximoMinistério Público forma comissão para investigar operação que matou 26 pessoas no sul de Minas Gerais