Segundo dados do governo federal, Minas Gerais é o estado mais seguro do Brasil

0
Minas Gerais
Bandeira do Estado de Minas Gerais. Imagem: Reprodução
Co-Working em Ouro Fino

De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no primeiro semestre de 2021, Minas Gerais foi o estado mais seguro do Brasil.

De acordo com a Agência Minas, para chegar a essa conclusão o Sinesp leva em consideração nove naturezas criminais, sendo elas: latrocínio, homicídio consumado, estupro consumado, roubo de carga, roubo a veículo, roubo a instituições financeiras, lesão corporal seguida de morte, homicídio tentado e furto de veículo.

A partir dessas naturezas, é calculado o somatório de ocorrências em cada estado e, junto a isso, comparado ao tamanho da população, obtendo ao final o número de ocorrências para cada 100 mil habitantes.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Nos seis primeiros meses do ano de 2021, a taxa de criminalidade em Minas Gerais foi de 87,42 ocorrências por 100 mil habitantes, sendo no Brasil todo de 145,04.

Ainda de acordo com governo é a primeira vez, desde 2015, que o estado fica em primeiro. Contudo, Minas Gerais sempre manteve boas posições, conforme gráfico abaixo.

Posição de Minas Gerais no rank nacional de segurança, desde 2015. (Foto: Agência Minas)

Vale reforçar que os dados referente a 2021 são apenas do primeiro semestre, podendo alterar a posição do estado no fechamento anual. Para acessar as planilhas com a base de dados clique aqui.

AnteriorEstudante de Pouso Alegre morre praticando escalada em São Bento do Sapucaí
PróximoPrefeitura Municipal efetua melhorias no Bairro Jardim Centenário