Diretor de saúde Francisco Ceccon orienta em que momento procurar o Pronto Atendimento

0
Diretor de Saúde, Francisco Ceccon, o Chico da Farmácia (Foto: Rádio Difusora)
Co-Working em Ouro Fino

O diretor de saúde de Ouro Fino Francisco Ceccon, o Chico da Farmácia, realizou uma coletiva de imprensa na tarde da última terça-feira (16) onde fez um pronunciamento para orientar a população em que momento se dirigir ao Pronto Atendimento e ainda esclareceu o protocolo para contratar mais profissionais da saúde. Ele iniciou sua fala abordando temas como o mutirão de cirurgia de cataratas, gripe e dengue.

Chico da Farmácia começou reforçando seu propósito de gestão “Saúde mais transparente e humana”. Em seguida enumerou as suas ações a frente da saúde ouro-finense. “Nosso mutirão de cirurgia de cataratas foi um sucesso, onde 350 pessoas passaram pela cirurgia. Infelizmente, 47 pacientes deixaram de fazer o segundo olho devido a notícias falsas, mentirosas que circularam na cidade e influenciaram essas pessoas, o que foi uma pena. Mas reforço que estamos à disposição, quando quiserem fazer, é só nos procurar”.  Chico afirmou que Ouro Fino terá um novo mutirão para mais 350 cirurgias em breve e inclusive já tem uma lista de pacientes.

O diretor de saúde falou também sobre a gripe. “Em dezembro eu já havia dito que teríamos uma epidemia de dengue neste ano. Foram previstos 1 milhão e 700 mil casos no Brasil. A aqui em Minas estamos em torno de 1 milhão. Em Ouro Fino, estamos com mais de 1.800 casos. Agora eu digo a mesma coisa sobre a gripe, por isso a importância da vacinação, que vai garantir uma maior resistência diante dos novos vírus deste ano.”

Assine o Observatório de Ouro Fino

Ao falar sobre o tema da dengue, Chico afirmou que a grande lição que aprendeu foi que a maior parte dos casos de proliferação está na casa da própria pessoa, sendo que 60% dos casos é falta de cuidado, ou seja, a dengue é evitável.

Chico reforçou sobre os sintomas dos primeiros dias: febre alta, dor no corpo e dor de cabeça. “É preciso permanecer em casa repousando, ingerindo líquido e fazer o uso da Dipirona caso haja febre. Se aparecem os sintomas como diarreia, vômito ou sangramento é necessário ir ao Pronto Atendimento.

“O que está acontecendo é que a população ao sentir os primeiros sintomas já está se dirigindo ao PA para tomar soro. Estão sendo atendidas 300 pessoas por dia. No mês de março foram utilizadas 5 mil ampolas de Dipirona. A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou que a terceira causa de morte por dengue é a hidratação em excesso.”

Chico reforçou que o Pronto Atendimento de Ouro Fino funciona com e 2 médicos atendendo durante o dia e 1 médico no período da noite. “Tudo que vou fazer, tenho que seguir as leis, o Tribunal de Contas. O processo de licitação dificultou ainda mais devido a parte burocrática onde também é necessário justificar o motivo do que está sendo solicitado. Declarei situação de emergência para realizar uma nova licitação para contratação de médicos para termos 3 médicos durante o dia e 2 a noite, mas não temos estrutura, material humano para isso. Por isso, teremos por um tempo determinado mais 1 médico a noite.”

Chico encerrou reafirmando que Ouro Fino é a única cidade da região que oferece de graça à população 6 especialidades médicas.

AnteriorIFSULDEMINAS Campus Inconfidentes entra em greve a partir da próxima segunda (15)
PróximoVoleibol Sub 15 Meninas de Ouro Fino estará na 1ª Fase da Liga Sulmineira de Vôlei Regional