Primeira Expo Letras de Ouro Fino

0
Dalila Lasmar, Geraldo Affonso, Jamil P. Guilherme, Mauro Gouvêa, Paulo Henrique Shadow, Plínio Paulini de Miranda e Tainara Guimarães. (Fotos: Luís Guilherme Burza - Arte: Diego André de Brito)
Co-Working em Ouro Fino

A Primeira Expo Letras de Ouro Fino lotou a Casa do Café Com Leite na noite desta quarta-feira (13), onde os visitantes puderam conhecer e adquirir os livros dos escritores presentes e os homenageados. O evento foi organizado pela Academia Ouro-finense de Letras e Artes (AOLA), por iniciativa do acadêmico Paulo Henrique Shadow.

Foram oito autores convidados: Carlos R. Carvalho (Mestre Pardal), Dalila Lasmar, Geraldo Affonso, Jamil P. Guilherme, Mauro Gouvêa, Paulo Henrique Shadow, Plínio Paulini de Miranda e Tainara Guimarães. Além deles José Ronaldo Rastelli e Léa Guidi de Miranda foram postumamente homenageados na Primeira Expo Letras.

 Os escritores

Assine o Observatório de Ouro Fino

Para Carlos R. Carvalho, o Mestre Pardal, participar da Expo Letras é uma oportunidade única de mostrar suas obras para o público ouro-finense “eu trabalho com esta questão afro-brasileira, este lado da cultura que a cultura popular, que é a capoeira. Meus livros são valorizados fora do Brasil e apresentar meus trabalhos aqui é uma oportunidade de mostrar esta cultura para as pessoas de Ouro Fino”.

Dalila Lasmar se sentiu feliz com a oportunidade de mostrar seu trabalho e de ter contato com o público. Ela, que é imortal da Academia Feminina Sul Mineira de Letras (Afesmil) também considerou muito importante “a produção deste evento pela AOLA, em convidar a Afesmil e os demais escritores, para termos este ambiente literário e incentivar a cultura em Ouro Fino”.

Para Geraldo Affonso, ex-presidente da AOLA, a finalidade da entidade é “exatamente esta, difundir a cultura”, e a Primeira Expo Letras cumpre este objetivo. “Fico muito feliz de expor meus livros aqui neste evento. Lancei os dois na Bienal do Rio de Janeiro, um deles é uma coletânea de Artigos que escrevi para a Gazeta de Ouro Fino e o outro é uma obra voltada para crianças”

Jamil P. Guilherme estava emocionado por estar em um evento “desta magnitude”. Ele conta que o livro que expos fala da histórias de pessoas de Ouro Fino, “muito gostoso podermos recordar coisas de 30, 40, 50 anos atrás, tanto nos anos que morei aqui na cidade, quanto com ouro-finenses com quem convivi em São Paulo e Belo Horizonte”.

Mauro Gouvêa viu com bastante otimismo a Primeira Expo Letras, “Ouro Fino já foi berço de Cultura, já foi exportadora de Cultura, na época dos festivais, houve isso na cidade e parece que é foi meio deixado para trás, e agora com este evento e outros que virão, acho que a cultura voltará a florescer aqui.”

O acadêmico da AOLA, Plínio Miranda viu a Primeira Expo Letras como uma continuidade de um evento realizado pelo irmão dele, Elói Miranda, há cerca de 60 anos, uma Jornada Cultural, que durou 15 dias, com diversos cursos. “Aquilo que aconteceu no passado serve de inspiração para o que está havendo hoje”.

A poeta Tainara Guimarães, que também é imortal da Afesmil, disse que ficou feliz com o convite para participar da Primeira Expo Letras. “Acho extremamente importante eventos assim, principalmente para nós escritores porque nossa trajetória já não é muito fácil. Eu espero que aconteçam mais eventos voltados para arte cultura, isso incentivo para quem trabalha com a cultura.

Já o acadêmico e idealizador da Primeira Expo Letra, Paulo Henrique Shadow, foi muito emocionante ter exposto os livros e ter organizado o evento, “eu sonhava em fazer uma exposição literária como esta há muito tempo e agora isso se realizou, espero que seja a primeira de muitas, pois Ouro Fino é um celeiro de bons escritores. A AOLA foi fundamental para que este evento acontecesse, assim como o apoio da Gazeta de Ouro Fino.

Paulo Henrique também fez um balanço da Primeira Explo Letras, “foi um evento positivo, pois aqui alguns dos escritores participantes se conheceram, e foram oito participantes, imagina o que será possível no futuro, com mais pessoas expondo suas obras?” Concluiu  o escritor e idealizador do evento.

Como adquirir os livros

Quem não pode participar da Primeira Expo Letras pode comprar as obras da seguinte forma:

Obras Carlos R. de Carvalho, o Mestre Pardal: Entrar em contato pelo Instagram encomendados pelas redes sociais dele. Dalila Lasmar também pode ser contatada via Facebook. Já as obras de Geraldo Affonso estão disponíveis em sites de venda como Amazon, Submarino e Americanas.

Obras Carlos R. de Carvalho, o Mestre Pardal: Entrar em contato pelo Instagram.
Dalila Lasmar: Contato pelo Facebook.
Geraldo Affonso: sites Amazon e Submarino.
Jamil P. Guilherme, pelo telefone (35) 98490 5225.
Mauro Gouvêa, Contato pelo Facebook.
Paulo Henrique Shadow: Contato pelo Facebook.
Plínio Paulini de Miranda, diretamente com a AOLA.
Tainara Guimarães: Contato pelo Facebook e Instagram.
As obras de José Ronaldo Rastelli e Léa Guidi de Miranda também podem ser adquiridas diretamente na AOLA

AnteriorDengue: Ouro Fino tem duas mortes suspeitas
PróximoShow do Raça Negra começa às 23h desta sexta (15)