Prefeitura instala placas alertando sobre febre maculosa no Lago dos Palomos

0
Imagem: Arte de Diego André de Brito sobre foto de Rede Social/Prefeitura de Ouro Fino.
Co-Working em Ouro Fino

Na última sexta-feira (30/6) a Prefeitura de Ouro Fino instalou placas nos arredores dos Lagos dos Palomos alertando para que as pessoas evitem contato com as capivaras que habitam o local. O motivo é a prevenção contra a febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela, que costumam infestar capivaras e animais como equinos e bovinos entre outros. Não há casos da doença registrados em Ouro Fino.

Em informe publicado nas redes sociais, também é recomendado que as pessoas evitem áreas de vegetação, pois através destas regiões é possível entrar em contato com o carrapato transmissor da febre maculosa. Segundo as publicações oficiais, a ação é apenas preventiva, uma vez que não há registro de casos da doença em humanos ou animais no município.

Ainda de acordo com publicação no site da Prefeitura, os sintomas da febre maculosa são “febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, dor abdominal, cansaço, perda de apetite, confusão ou outras alterações neurológicas. Entre o segundo e quinto dia da doença, é comum surgirem manchas vermelhas na pele. A erupção cutânea geralmente aparece nos pulsos e tornozelos, podendo se espalhar para outras áreas, como as palmas das mãos e as solas dos pés.”

Assine o Observatório de Ouro Fino

A mesma publicação recomenda que, caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar imediatamente o médico, se possível levando o carrapato para identificação em laboratório. Ao tirar o carrapato da pele é recomendado fazer com uma pinça, não se deve espreme-lo, para diminuir o risco de contaminação.

AnteriorMeninas de Ouro trazem Ouro e Bronze de torneio de Vôlei de Pouso Alegre
PróximoAcidente entre moto e automóvel na 13 de Maio