Peça A Ver Estrelas estreia no Teatro Municipal nesta sexta-feira (19)

0
Imagem: Arte de Diego André de Brito sobre Cartaz da Peça.
Co-Working em Ouro Fino

Com direção de Adriana Pennacchi, estreia nesta sexta-feira (19), às 20h, a peça A Ver Estrelas, no Teatro Municipal. O texto de João Falcão aborda o tema da luta antimanicomial que é comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de maio.

A peça segue o gênero do teatro do absurdo e tem inspiração na obra biográfica “Nise da Silveira” de Luiz Carlos Melo. Ela conta a história de um jovem pacato que, após um surto psicótico é internado em um sanatório e lá ele se vê cercado pelos seres encantados em um jogo de raciocínio e palavras. A Ver Estrelas mistura uma estrutura da fábula tradicional a um nonsense bem-humorado, trazendo uma mensagem na luta antimanicomial.

A entrada é franca, mas para assistir a peça é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 19h, pois a lotação é limitada ao número de cadeiras disponíveis.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial partiu do entendimento de um psiquiatra italiano chamado Franco Basaglia, que nos anos 1960 dirigiu um hospital psiquiátrico e testemunhou abusos e negligências no tratamento dos pacientes.

Com isso o médico propôs mudanças que deram origem a luta para que o tratamento psiquiátrico abandonasse a prática de internação em manicômios e passasse a ser substituído ou integrado por atendimentos terapêuticos através de centros de convivência e cultura, centros de ação psicossocial e tratamento ambulatorial.

A data de 18 de maio foi escolhida como o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil em 1987, após um encontro de grupos favoráveis a adoção dos tratamentos propostos por Franco Basaglia.

AnteriorAnjos do bem, projeto ajuda na autoestima de mulheres e muito mais
Próximo PM prende suspeito de tráfico no Jd. Aeroporto