Ouro Fino avança para o “Turismo da Imigração Italiana”

0
Bandeira da Itália
135 anos da Imigração Italiana no município de Ouro Fino. Imagem: Reprodução / Google.
Co-Working em Ouro Fino

Recentemente a Câmara Municipal aprovou por unanimidade 02 Projetos de Lei relacionados a história da Itália em Ouro Fino, com o interesse de fomentar o turismo local na geração de emprego e renda ao município através da cultura italiana. Os PLs foram apresentados pelo vereador Paulo Henrique Chiste (PL) já foram sancionados como Leis pelo Prefeito Henrique Rossi Wolf (UB).

Leis

Assine o Observatório de Ouro Fino

O primeiro projeto institui a “Rota Turística Caminho do Imigrante Italiano” em Ouro Fino, ao trecho que segue o percurso entre as divisas com Jacutinga, Monte Sião até o Santuário São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, localizado no centro de cidade.

O segundo institui a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus como padroeira da imigração italiana no Município de Ouro Fino. A Santa foi beatificada em 1991 e canonizada em 2022 pelo então Papa João Paulo ll.

O vereador Paulo Henrique também fez três indicações ao executivo para à criação e conclusão dos projetos que irão guiar a elaboração de uma rota para termos mais atrativos turísticos relacionados aos 135 anos da imigração italiana no município. Confira abaixo:

Indicações

  • Indicação à Prefeitura pela construção da “Praça da República da Itália” no Recanto dos Lagos no bairro dos Palomos, monumento que irá possuir mastros para hastear bandeiras que representarão a colaboração internacional entre o Brasil, a Itália e o nosso município;
  • Indicação à Prefeitura pela construção do “Bosque dos Consules” no Parque Ecológico, será uma obra história que através das placas informativas, contará cronologicamente a história resumida de cada um dos Cônsules Italianos que atuaram no Estado de Minas Gerais;
  • Indicação à Prefeitura pela construção do “Caminho das Bandeiras” um local que possuirá cerca de 20 (vinte) bandeiras de regiões Italiana que será um novo ponto turístico a ser integrado ao percurso do “Caminho da imigração Italiana”.

Segundo Paulo Henrique Chiste, o objetivo é preservar o que a mais de 135 anos foi feito pelos italianos que aqui chegaram e se fixaram, e com muita bravura ajudaram a construir a cidade, que hoje guarda em sua história uma presença marcante da sua arquitetura, culinária, tradições religiosos, festas, vinícolas e principalmente a cultura. Abordando fatos relevantes e de interesse turístico aos futuros visitantes.

Lembrando que Ouro Fino já possui três festas italianas em seu calendário anual, como a Festa La Fraterna promovida pela Maçonaria, Festa da Polenta em parceria do Rotary Clube com o Cicolo Trentino e a Festa Italiana do Circolo Italo Brasiliano di Ouro Fino.

Cônsul Maurizio Fedeli e o vereador Paulo Henrique Chiste
Cônsul Maurizio Fedeli e o vereador Paulo Henrique Chiste. Imagem: Reprodução.

AnteriorOuro Fino adere ao Plano Minas Livre Para Crescer
Próximo1º Happy Hour com Coaching no Observatório Gastrobar & Café