Novembro Azul: mês de conscientização das doenças masculinas

0
O médico urologista Alexandre Piovesan Mendonça (Imagem: Redes Sociais)
Co-Working em Ouro Fino

Após o Outubro Rosa, dedicado população feminina, vem o Novembro Azul dirigido às doenças que atingem os homens. Destas o principal foco é no câncer de próstata, que quando descoberta de forma precoce tem índices altos de cura, com poucas sequelas, segundo Alexandre Piovesan Mendonça, médico urologista que atua na campanha aqui em Ouro Fino, numa parceria entre a Prefeitura e o Santa Casa de Ouro Fino.

Alexandre explica ainda que uma das grandes barreiras quanto à prevenção ao câncer de próstata é, ainda, o preconceito que muitos homens ainda tem com relação ao exame “dois terços dos homens com mais de 40 anos nunca fizeram exame de próstata e após os 50 anos de cerca de 40% sequer fazem exames de sangue. Não à toa que as mulheres vivem, em média, sete a oito anos a mais do que os homens. – diz o urologista.

Como objetivo de conscientizar os homens e fazer com que percam o medo de procurar um médico, Alexandre Piovesan Mendona fará uma palestra no dia 18 de novembro, as 9h, na UBS Pastor Douglas, acima da antiga rodoviária, com o título “Saúde também é um papo de Homem”. Após a palestra haverá um mutirão de consultas para homens a partir dos 30 anos. Além do dia 18 também haverá atendimento nos dias 22 e 29 de novembro.

Assine o Observatório de Ouro Fino

“É importante realizar o exame preventivo pois com ele a chance de cura chega a 90%” – diz Mendonça. Ele explica ainda que quando descoberto ainda no começo o tratamento do câncer de próstata não costuma deixar sequelas como incontinência urinária ou a temida impotência sexual. “Com isso a população masculina ira, cada vez mais, envelhecer com qualidade de vida” – finaliza o médico.

AnteriorInvestigação da lista do Boicote segue com representações das vítimas
PróximoEm Ouro Fino Desafio de ciclismo em comemora os 40 anos do 20º Batalhão de PMMG