Luiz Gonzaga, que iniciou a carreira em Ouro Fino, entra para Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

0
Maneco Luiz Gonzaga Luis Guilherme Burza
Maneco de Gusmão junto a escultura de Luiz Gonzaga Imagem - Luis Guilherme Burza.
Co-Working em Ouro Fino

O cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912 -1989), conhecido como o Rei do Baião, que nos anos 1930 serviu o exército aqui em Ouro Fino e fez sua estreia profissional em uma apresentação no Éden Club, teve seu nome registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria por força da Lei 14.793/24.

Segundo o Livro “A Vida do Viajante: A Saga de Luiz Gonzaga”, de Dominique Dreyfus (ver foto abaixo), em 1937, o advogado ouro-finense Raul Apocalypse (no livro grafado como Apocalipse) convidou o então soldado Luiz Gonzaga para tocar no Éden Club. O mesmo livro diz que o advogado também mostrou a futuro Rei do Baião como se movimentar e se apresentar num palco.

Aqui em Ouro Fino Luiz Gonzaga foi homenageado com uma estátua concebida e executada pelo multiartista Maneco de Gusmão, instalada em frente ao Éden Club, local onde ele fez sua estreia profissional, há 87 anos.

Assine o Observatório de Ouro Fino

 Já Raul Apocalypse que proporcionou a estreia do Rei do Baião aqui em Ouro Fino é homenageado com a avenida que liga o bairro Nova Ouro Fino (Montanhês) ao Bairro do Alto e como patrono da Cadeira número 25 da Academia Ouro Finense de Letras e Artes (AOLA), ocupada pelo atual presidente da entidade, o advogado Edgar Augusto Fonseca.

Fotos: Capa do Livro Vida do Viajante: A Saga de Luiz Gonzaga (esq) e a página 69 onde é narrada, a partir d quarto parágrafo, a estreia do Rei do Baião em Ouro Fino. (Foto: Luís Guilherme Burza)

AnteriorDifusora Ouro Fino exibe entrevista concedida por Zagallo ao advogado Geraldo Affonso
PróximoConselheiros Tutelares tomam posse nesta terça-feira (9)