Laércio J. Carvalho lança livro Caminho do Ouro/Ouro Fino – Paraty 

0
O escritor Laércio J Carvalho segurando algumas de suas obras e ao lado a capa de seu mais novo livro: Caminho do Ouro/Ouro Fino - Paraty. (Foto: Luís Guilherme Burza - Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

O escritor Laércio J. Carvalho, morador de Ouro Fino, lança agora em janeiro mais um livro. Intitulado Caminho do Ouro/ Ouro Fino – Paraty, a obra é fruto de uma pesquisa do autor sobre a rota utilizada para o transporte do ouro extraído aqui no município até às casas de fundição e aos portos do litoral do Rio de Janeiro.

A ideia de escrever este livro nasceu quando ele escrevia outra obra, Nas Ondas do Arco Iris, uma ficção que se passava justamente na época em que foram descobertas as minas de ouro aqui na região de Ouro Fino e arredores. Para ambientar esta primeira história, o escritor precisou fazer algumas pesquisas e se interessar sobre o tema que daria origem a obra que lança agora.

Laércio conta que, ao pesquisar sobre o assunto, notou que não havia obras específicas que tratassem do escoamento do ouro produzido aqui. Ainda de acordo com o escritor, uma das dificuldades era que o ouro extraído em Ouro Fino acabava entrando nas estatísticas do “Novo Descoberto”, que englobava a extração de outras cidades, nos registros das Casas de Fundição.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Para levantar os dados e escrever o livro Laércio J. Carvalho se valeu de diversos documentos históricos como arquivos de imprensa do século XIX sob a tutela do Governo do Estado de Minas Gerais, como uma coletânea do jornal “O Caldense”, inaugurado nos meados do século XIX os famosos Amanachs Sul Mineiros ou Almanachs Civis e Industriais dos anos 1864, 1874 e 1884.

Após as pesquisas Laércio pode escrever o livro Caminhos do Ouro/Ouro Fino – Paraty, que já está disponível para a venda neste site, onde também é possível encontrar as outras obras escritas por ele: Contos e Prosas (publicado em 2013 e reeditado em 2023), Ciganos de Messina (sobre os Capuchinhos de Ouro Fino) e o já citado Nas Ondas do Arco Iris. Além destes Laércio também escreveu outros dois livros: Três Marias e Deus Além dos Limites da Evolução, ambos fora de catálogo atualmente. 

AnteriorReinauguração da Alfa Cortinas com promoções exclusivas
PróximoLagarto é capturado em supermercado e solto na área de mata ciliar do DMAAE