“Gazeta de Ouro Fino” celebra 130 anos de fundação

0
"Gazeta de Ouro Fino" celebra o aniversário de 130 anos. Foto -
Co-Working em Ouro Fino

A Gazeta de Ouro Fino faz 130 anos no próximo dia 31 de janeiro. Desde sua fundação em 1892 vem informando por meio de suas páginas com as notícias que foram destaques a nível regional, estadual e nacional, ou seja, o Jornal fez e continua fazendo parte da memória de muitas pessoas.

O Jornal foi fundado pelo ilustre mineiro Júlio Bueno Brandão em companhia de Alfredo Pinto Vieira, Cyro Gonçalves, José Possolo, Francisco Ribeiro da Fonseca. A edição nº 01 do Jornal foi publicada no dia 31 de janeiro de 1892 e atualmente chegou a marca de 8.048 edições.

O meio de comunicação integrou na gestão de Maria Leonor Almeida de Miranda, o Memorial da Associação Mineira de Imprensa em Belo Horizonte e é considerado o segundo jornal mais antigo de Minas Gerais em circulação pois se iguala em idade com o “Minas Gerais”, órgão do Estado , que circula na capital. Atualmente a Gazeta possui assinantes não só no Sul de Minas como em diversos estados do país e também no exterior.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Desde janeiro de 2016 a Gazeta de Ouro Fino está sob direção da jornalista Ciça Ferraz e conta com a colaboração de grandes colunistas, como Dr. Geraldo Affonso Pimentel, Caroline Pennacchi Colombo, Maneco de Gusmão entre outros. Vale destacar a atuação da equipe formada atualmente pelo diagramador Paulo Henrique Shadow e por Martha Reíné Bueno.

A Diretora e Jornalista da Gazeta de Ouro Fino, Ciça Ferraz revela ao jornalismo do Observatório de Ouro Fino. A importância e o tamanho da responsabilidade por um dos jornais mais antigos do Estado de Minas Gerais?

“É uma honra poder estar a frente do mais importante jornal impresso que já existiu em Ouro Fino. São 130 anos de muita história. Fatos marcantes foram registrados nas páginas da Gazeta de Ouro Fino, bem como das cidades do entorno e também do Brasil. A Gazeta de Ouro Fino tem uma tradição a zelar! É o que nos mantem vivos. É patrimônio histórico de nossa cidade.

Com o avanço da internet, das redes sociais, da tecnologia, os veículos impressos foram perdendo espaço entre os leitores, porém, a importância de um jornal impresso tem muito valor. É um registro que não se apaga! Muitos livros já foram inscritos com base em fontes dos jornais impressos.

E, atualmente, manter um jornal centenário em pé não é tarefa fácil. É preciso olhar com mais carinho para a Gazeta de Ouro Fino. Ela depende única e exclusivamente dos seus poucos leitores e de pessoas que acreditam em seu valor histórico! Então, prestigiem a Gazeta de Ouro Fino. Não deixe esse veículo se tornar mais um”. Ressaltou a Jornalista Ciça Ferraz.

Gazeta de Ouro Fino, telefone: (35) 3441-1394, email: [email protected]

Segue abaixo algumas capas da Gazeta ao longo dos anos.

Primeira edição da Gazeta de Ouro Fino, 31 de Janeiro de 1892
Primeira edição da Gazeta de Ouro Fino, 31 de Janeiro de 1892. Foto – Arquivo Público Mineiro.
Gazeta de Ouro Fino (Edição de 31 de Janeiro de 1939)
Gazeta de Ouro Fino, Edição de 31 de Janeiro de 1939. Foto – Arquivo Público Mineiro
Gazeta de Ouro Fino, Edição de 30 de Setembro de 2013
Gazeta de Ouro Fino, Edição de 30 de Setembro de 2013. Foto – Gazeta de Ouro Fino.

AnteriorPrefeitura e DMAAE realizam dedetização na rede de esgoto de Ouro Fino
PróximoVIVA é sustentabilidade, beleza e conforto dentro da moda