Festa de Formatura do Turismo Rural agita a 13 de maio

0
Fest Rural na Rua 13 de Maio. (imagem: Luís Guilherme Burza)
Co-Working em Ouro Fino

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura de Ouro Fino promoveu um curso de Agente de Turismo Rural e a formatura será nesta sexta-feira (02) com uma festa aberta ao publico até as 22h na rua 13 de Maio. A festa continua neste sábado (03) das 10h as 22h.

O Fest Rural será uma feira de gastronomia e produtos rurais em barracas montadas entre o Éden Clube e o Observatório Gastrobar. Também há apresentação da Banda Musical de Ouro Fino. Lá os visitantes encontram lanches de pernil, quirera, queijos, tábuas de frios, espetinhos, macarrão e outros salgados. Para quem gosta de doces tem pudim de leite condensado, cocada, doce de leite, doces em compotas, goiabada tudo a disposição dos visitantes. Entre as bebidas há cerveja e chope artesanal e vinhos. O visitante também encontra barracas com diversos variedades de café de vários tipos incluindo gourmets, tanto para tomar na própria Fest Rural quanto para comprar em pó ou em grãos torrados. A maioria dos produtos é oriundo de propriedades rurais do município, no caso dos cafés são daquelas que que visam mostrar aos futuros turistas todo o processo de obtenção da bebida, do plantio até à xícara, passando pela florada, frutificação e a colheita.

Para Fábio Hosken, instrutor de turismo rural do SENAR, o curso de Agente de Turismo Rural realizado aqui é o mais completo do Brasil. Ao todo são 224 horas divididas em seis módulos ministrados ao longo de seis meses, onde os formandos aprenderam como implantar o turismo em uma propriedade, como desenvolver o potencial delas, como lidar com ter segurança na atividade turística. Em um dos módulos os alunos aprenderam a desenvolver trilhas turísticas e classifica-las e ao fazer isso criaram trilhas para bicicletas e para caminhadas na zona rural de Ouro Fino. No curso também foram criados três roteiros turísticos para Ouro Fino: o Roteiro do Berrante, o Roteiro do Menino da Porteira e o Roteiro do Boi Sem Coração. Os alunos também aprenderam modos de hospedar e alimentar os turistas. O último módulo, finalizado nesta semana tratou da Comercialização de Produtos Turísticos, que tem como conclusão no Fest Rural.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Henrique Rossi Wolf, prefeito de Ouro Fino prestigiou o evento e ressaltou a importância das rotas de turismo rural, como as que foram criadas no curso que se encerra nesta sexta. Questionado sobre oferta de hospedagem Wolf reconhece que Ouro Fino carece de um hotel “mais requintado” na região central da cidade, mas esclarece que é preciso que a iniciativa privada tome a frente em oferecer tal serviço. O prefeito, no entanto, informa que havendo quem queira empreender nesta área “a prefeitura estará de braços abertos para poder ajudar no que for possível.”

O Fest Rural segue durante todo este sábado das 10h as 22h, com todos os produtos ofertados, além de informações sobre o Turismo Rural em Ouro Fino.

AnteriorInconfidentes: PM prende suspeito de tráfico de drogas
PróximoFim de semana radical com o 1º Fastvelocross de Ouro Fino