Comuna italiana de Ottaviano aprova lei para se tornar Cidade Irmã de Ouro Fino

0
Panorama de Ottaviano e Panorama de Ouro Fino. (Imagens: Wiikpedia)
Co-Working em Ouro Fino

Ouro Fino tem agora uma Cidade Irmã. O Conselho Municipal da comuna italiana de Ottaviano aprovou a proposta de geminação da cidade italiana com Ouro Fino. Junto a aprovação da Lei Municipal nº 3.175/2024 sancionada pelo prefeito Henrique Rossi Wolf no dia 20 de março, faz com que as duas localidades passem a ser cidades-irmãs.

A iniciativa foi do vereador Paulo Henrique Chiste da Silva e tem o objetivo de estabelecer um pacto de amizade entre as duas cidades, uma vez que Ouro Fino tem em sua população um grande número de descendentes de italianos. Segundo ele diversas localidades que já possuem cidades-irmãs. O vereador cita o exemplo de Campinas (SP) que possui 19 cidades irmãs e Bento Gonçalves (RS) que tem dez.

As conversas entre os representantes das duas cidades ocorreram desde o ano passado. Em 30 de novembro de 2023, o prefeito de Ottaviano Biagio Simonetti e o de Ouro Fino Henrique Rossi Wolf tiveram uma conversa virtual, intermediada por Maria Rosário Barbato, italiana que é professora da UFMG. Em seguida alunos de escolas da cidade italiana e daqui fizeram apresentações que foram transmitidas via internet.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Agora com a aprovação das leis por ambas as cidades, Ouro Fino e Ottaviano se tornam cidades-irmãs.

O que são cidades-irmãs?

O conceito moderno de cidades-irmãs surgiu logo dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, com o intuito de fomentar a amizade, paz e cooperação entre diferentes culturas, principalmente entre aquelas que estavam em lados opostos no conflito que havia encerrado há pouco tempo. Já no final do século XX e início do XXI, o conceito passou a ser usado para a cooperação nível econômico, cultural e político e de outras áreas, entre as cidades.

AnteriorVacinação contra gripe na zona rural no próximo sábado (13)
PróximoAcidente com caminhões na MG 290