Comissão do Senado aprova Projeto que concede título de Capital Nacional da Política do Café Com Leite a Ouro Fino

0
Ouro Fino
Ouro Fino visto de cima (Foto: Reprodução/Globosat)
Co-Working em Ouro Fino

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei (PL) nº 713/2023, do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que concede à Ouro Fino o título de Capital Nacional da Política Café com Leite.

A homenagem remete ao Pacto de Ouro Fino, celebrado entre o então governador de Minas, o ouro-finense Júlio Bueno Brandão e o governador paulista Cincinato Braga, que acordaram em isolar o político gaúcho Pinheiro Machado e favorecer a eleição do mineiro Wenceslau Braz para a presidência da República. Com isto a chamada Política do Café com Leite acabou fortalecida e sedimentada até a revolução de 1930.

Segundo matéria publicada no Portal do Senado, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), relator do Comissão de Educação declarou que o Pacto de Ouro Fino foi um evento relevante de nossa História, “pois deu continuidade ao entendimento político que já havia entre os dois Estados”. Ainda segundo o veículo de imprensa Valentim lembrou que o “pacto café com leite” teve seu apogeu nas décadas de 1910 e 1920.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Após o passo conquistado nesta terça (27) o projeto deve seguir para a Câmara dos Deputados, onde também deverá ser analisado pelas comissões da casa legislativa, antes de ser encaminhado à votação pelo plenário.

AnteriorObservatório de Ouro Fino lança Show de Talentos
PróximoPM prende suspeito de associação para o tráfico na madrugada desta quarta