Começa em Ouro Fino a campanha do Outubro Rosa 2023

0
Decoração da UBS Pastor Douglas. (Imagens: Diretoria de Saúde)
Co-Working em Ouro Fino

O mês de outubro é o escolhido para alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero. Aqui em Ouro Fino setor da saúde lançou deu início à campanha do Outubro Rosa com o lançamento de um vídeo onde a médica Joziani Beghini explica a importância da prevenção a estas doenças.

No vídeo a médica da rede municipal de saúde conta como o exame de mamografia, que deve ser realizado anualmente por mulheres entre 40 e 69 anos, é o principal meio de detecção precoce do câncer de mama. No caso da prevenção ao câncer do colo do útero, Dra Joziani Beghini, fala sobre a importância do exame de Papanicolau, que é indicado para mulheres de 21 até 65 anos. Segundo a médica estes dois exames podem detectar o câncer e seus estágios iniciais.

Ela continua a explicação dizendo que a detecção precoce do câncer de mama pode levar a uma chance de 90% a 95% de cura. No caso do câncer do colo do útero o exame preventivo é ainda mais eficaz, pois é possível detectar células pré-malignas, e já encaminhar a mulher para o tratamento adequado antes que o câncer se instale.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Além dos exames, Dra Joziani chama atenção para a importância da prática do sexo seguro e da vacinação contra o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, na prevenção desta doença. Ela explica que a vacina está disponível na rede pública para meninos e meninas, e que é importante que mães, pais e responsáveis levem seus filhos para serem imunizados.

Outro ponto destacado pela médica é a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos regulares, o combate à obesidade e no caso do câncer de mama, as mulheres que têm filhos, a amamentação também ajuda na prevenção.

Por fim Dra Joziani Beghini lembra que as Unidades Básicas de Saúde e os Programas de Saúde da Família dos bairros possuem equipes preparadas para orientarem as mulheres, inclusive na realização dos exames preventivos.

AnteriorSanta Casa divulga nota de esclarecimento sobre médicos ortopedistas
PróximoTime de Futsal Feminino de Ouro Fino estreia em Campeonato em Monte Sião