Cemig responde ao Observatório de Ouro Fino

0
Imagem: Divulgação
Co-Working em Ouro Fino

Na última quarta-feira (21) diversos bairros de Ouro Fino foram atingidos por interrupções do fornecimento de energia, na maioria deles a luz voltou em pouco tempo, mas em alguns o apagão durou por horas. Na quinta-feira o Observatório de Ouro Fino publicou uma matéria sobre o acontecido e informou ter entrado em contato com a Assessoria de Imprensa da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) para saber as causas do problema. Nesta segunda-feira (26) recebemos a resposta, que será publicada na íntegra a seguir:

A Cemig informa que em virtude dos temporais que atingiram o Sul de Minas na última quarta-feira (21/09), houve um aumento significativo no atendimento a falta de energia na região, causada por raios, árvores e outros objetos lançados sobre a rede elétrica. Entre as ocorrências mais relevantes observadas no município de Ouro Fino, houve rompimento de cabos da rede de energia que abastece parte da cidade.  Com o objetivo de reduzir o número de clientes interrompidos durante a realização dos serviços de recomposição dos danos causados à rede elétrica, houve necessidade de realizar, de forma pontual, a transferência de cargas entre circuitos, gerando alguns desligamentos de curta duração para esses clientes. Apesar das transferências realizadas, alguns clientes ligados diretamente no trecho onde se encontrava o cabo rompido, tiveram o fornecimento de energia interrompido por um tempo maior, até a conclusão dos serviços.

A Cemig esclarece, ainda, que alguns piques de energia observados por moradores em alguns bairros da cidade são decorrentes da atuação dos equipamentos de proteção da rede. Em caso de defeito na rede elétrica de distribuição, alguns equipamentos – chamados religadores automáticos, realizam vários ciclos de aberturas e fechamentos até a normalidade do sistema elétrico.  Visto que a maioria dos problemas de alimentação é passageira e pode ser provocada por ventanias, raios, pássaros, colisões de veículos, pipas, galhos de árvores ou materiais externos que atingem a rede elétrica, os religadores automáticos atuam, na maioria das vezes, de forma temporária até a resolução da situação que gerou a inconformidade. Este tipo de situação pode provocar os desligamentos de curta duração (piques) observados recentemente pela população, em alguns bairros da cidade. Apesar do desconforto causado por esses piques de energia, estes equipamentos são fundamentais para garantir a qualidade do fornecimento de energia, pois desligam a rede por alguns segundos para evitar danos maiores ao sistema elétrico.”

Assine o Observatório de Ouro Fino

AnteriorMotorista de aplicativo é assaltada no bairro Escolinha
PróximoMeninas do Vôlei ouro-finense jogam em Valinhos/SP