74,6% das famílias brasileiras estão endividadas, este é o maior valor desde 2010

0
Nível de endividamento cresce entre as famílias brasileiras
Nível de endividamento cresce entre as famílias brasileiras (Foto: Fecomercio SP / reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de outubro de 2021, realizada pelo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 74,6% da famílias brasileiras possuem dívidas a vencer.

Infelizmente, o ano atual vem batendo recorde atrás de recorde, onde coletando dados desde janeiro de 2010, nota-se que no top 10, oito valores correspondem a meses de 2021:

Top 10 percentual de famílias endividadas (Foto: Redação – Observatório de Ouro Fino)

Em outubro de 2020 o percentual de famílias era de 66,5%, isto significa que dentro de 1 ano houve um crescimento de 8,1 pontos percentuais, o que de acordo com o Portal do Comércio é o segundo maior aumento anual da série histórica.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Quanto a inadimplência, os números demonstraram uma redução tanto em relação ao mês de setembro, quanto em relação a outubro de 2020, com 25,6% das famílias com dívidas em atraso e 10,1% das famílias que não terão condições de pagas.

Síntese dos resultados da pesquisa PEIC (Foto: Portal do Comércio.org / reprodução)

Outro dado alarmante é quanto ao “tempo de comprometimento com dívida“, no qual 35,8% dos endividados possuem dívidas por mais de um ano, mais um recorde.

E por fim, dentre todas as dívidas contratada das famílias endividadas, o cartão de crédito reina, sendo responsável por 84,9%.

Quer saber como a pesquisa foi feita, mais indicadores e gráficos? Acesse o Portal do Comércio e acesse ao material na íntegra.

AnteriorHorticultura ganha destaque na economia do Sul de Minas
PróximoCovid-19: prefeitura divulga vacinação para jovens de 14 anos