Infestação de caramujos africanos em Ouro Fino

0
Caramujo coletado no bairro dos Palomos. (Foto: Prefeitura de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

Os agentes de combate às endemias da Prefeitura de Ouro Fino vêm fazendo catação manual dos caramujos-gigante-africanos, que estão infestando diversos bairros do município. De acordo com informe oficial, a ação se intensifica nos meses chuvosos e visa combater a proliferação destes moluscos. Na última quinta (7) o trabalho foi no bairro dos Palomos e nesta terça (12) no barro Serra do Sol.

Esta espécie de caramujo, que tem o nome científico de Achatina fulica, é orifinário do leste da África e foi introduzido ilegalmente no Brasil nos anos 1980 com o intuito de substituir o escargot, porém seu sabor não foi bem aceiro pelos consumidores. Com isso os criadores originais soltaram o molusco na natureza.

Por não ter predadores naturais, ser bastante resistente e possuir grande capacidade reprodutiva este animal acabou se adaptando bem ao clima brasileiro, sendo encontrado em 23 estados e como ele se adaptou bem ao clima, tornou-se uma praga. Eles competem com espécies nativas e são transmissores de doenças.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Ainda de acordo com o comunicado da Prefeitura, a catação manual é a medida recomendada para controlar a infestação. Além disso é preciso quebrar as conchas pois elas podem acumular água, tornando-se potenciais criadouros para o mosquito da dengue.

AnteriorMostra Cultural no Eden Clube nesta quarta-feira (13)
PróximoNatal de Ouro: Banda da Polícia Militar se apresenta nesta quarta-feira (13)