Secretaria Estadual de Cultura de MG enviará representante ao IV Seminário de Economia da Cultura em Ouro Fino-MG

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IV Seminário de Economia da Cultura
IV Seminário de Economia da Cultura (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

A Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais participará do IV Seminário de Economia da Cultura, que será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, em Ouro Fino-MG, e 17 e 20 de junho, em Uberlândia-MG, representada pelo superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da pasta, o especialista em Gestão Pública e Cultural, Felipe Amado Leite. A participação do profissional está confirmada nas duas cidades.

Felipe Leite falará sobre “A nova lei de incentivo, a cultura e a geração de ocupação e renda”. “A minha intenção é explicar o funcionamento da nova legislação do Sistema de Financiamento à Cultura, destacando as alterações na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, as evoluções do Fundo Estadual de Cultura, além de destacar a atividade cultural como fator significativo para a geração de renda, empregabilidade e relevante setor econômico”, revela.

Segundo o idealizador do evento e organizador, Rubem dos Reis, será muito importante a participação de Felipe, uma vez que ele esclarecerá sobre a distinção entre o fundo e incentivo fiscal. “Além disso, ele destacará a questão da interiorização da lei de incentivo e com isso tende a beneficiar as cidades de pequeno porte. Os artistas vão aprender como preparar para disputar os recursos e como pensarem em projetos culturais estratégicos conectados com o desenvolvimento econômico de forma equilibrada”, adianta.

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O Seminário

As cidades de Ouro Fino-MG e Uberlândia-MG foram escolhidas para sediarem a XI Semana da Cultura Popular e o IV Seminário de Economia da Cultura. O evento reunirá profissionais, empreendedores, representantes do governo, estudantes, artistas e pessoas envolvidas com a arte e a cultura em uma programação diversificada com debates, palestras, talks-shows e apresentações artísticas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas, na internet, por meio das páginas dos respectivos eventos no Facebook.

O tema escolhido para sustentar a programação foi: “O futuro, o emprego e a cultura”. “A proposta é debater o papel da cultura num momento em que o emprego da forma como conhecemos está ameaçado de extinção pela mudança na natureza do trabalho, pela implantação de novas tecnologias, de novas fontes de energias e mudança na forma de ocupação do solo”, informa Rubem dos Reis.

Participações

Além de Felipe Leite, grandes nomes fazem parte da programação do Seminário. O produtor musical, compositor, cantor e poeta, Makely Ka, ficará responsável por conduzir oficinas e aulas-show. A futurista, Rosa Alegria, conduzirá a palestra: “O futuro em tempos de complexidade e transformação digital e o papel da arte e da cultura na geração de ocupação e renda”; a representante da Unesco, Virgínia Casado falará sobre “Cidades Criativas”; o pesquisador da Fundação João Pinheiro, José Lasmar,  levará o público a refletir sobre o papel da cultura na geração de ocupação e renda; além disso, haverá a participações de artistas, professores universitários, produtores culturais entre outros profissionais que abordarão assuntos pertinentes ao tema central do Seminário.

“Nós diversificamos a programação, com temas que interessam não só os fazedores de cultura, mas também empreendedores de outras áreas. Nós acreditamos que o compartilhar de ideias e experiências é fundamental para conseguirmos inovar na cultura e garantir renda e emprego nos próximos anos”, comenta Rubem dos Reis.

Histórico

A Semana da Cultura Popular aconteceu pela primeira vez em 2001 e de lá para cá já foram realizadas edições sempre em Uberlândia-MG com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. No ano de 2009, o Seminário de Economia da Cultura passou a integrar o projeto. Comprovadamente, desdobramentos importantes aconteceram e proporcionaram desenvolvimento econômico e artístico após a realização de cada edição.

A partir do momento em que a TS Trim, multinacional japonesa do ramo automotivo, passou a patrocinar o projeto, que é promovido pela Balaio do Cerrado Produtora, as atividades foram estendidas para a cidade de Ouro Fino-MG que já foi beneficiada com a primeira etapa da XI Semana da Cultura Popular, no ano passado, quando aconteceu nas escadarias da Igreja Matriz daquela cidade o “Grande Coral Vozes Cantam a Paz”.

Portanto, a primeira etapa do projeto XI Semana da Cultura Popular foi o “Grande Coral Vozes Cantam a Paz”, em Uberlândia e Ouro Fino, no ano passado, e agora a segunda etapa contempla a realização do IV Seminário de Economia da Cultura. 

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