Natal sem acidentes! Confira como instalar enfeites com segurança

0
Iluminação de natal
Iluminação de natal (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Dezembro é o mês das tradicionais decorações luminosas natalinas nas fachadas e interiores das casas e prédios de todo o país. Essas instalações precisam ser feitas com bastante atenção para que sejam evitados os acidentes envolvendo choques elétricos e curtos-circuitos, que podem causar incêndios e outros danos.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Francis Nascimento, da Cemig, instalações feitas de forma incorreta são um grande perigo para a população. A colocação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando-se as gambiarras.

“São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou ‘Ts’) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio”, afirma Francis Nascimento.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O engenheiro eletricista da Cemig alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica da Cemig, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

“Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de Árvores de Natal com iluminação instalada no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta o especialista em segurança elétrica.

Outra recomendação que deve ser observada é que os enfeites luminosos não podem ser muito antigos. Pelo fato de eles ficarem muito tempo guardados, o seu cabeamento pode apresentar problemas de degaste no isolamento e provocar curto-circuito.

Tragédia em Goiás

Outra recomendação importante é ter atenção redobrada às crianças em casa e também nas áreas externas. Nunca deixe que os pequenos se aproximem e toquem em fiações e instalações dos enfeites natalinos.  No dia 27 de novembro, uma garota de 8 anos sofreu uma descarga elétrica e morreu após tocar em uma estrutura metálica da decoração de Natal instalada em uma praça de Caldas Novas, em Goiás. Foi aberto um inquérito policial para apurar as responsabilidades. 

AnteriorPrefeitura finaliza obra de asfaltamento na estrada que liga Ouro Fino ao Peitudos
PróximoNúmero de infectados pela Covid-19 diminui mais uma vez em Ouro Fino