Na próxima segunda feira começam as aulas online na rede estadual de Minas Gerais

0
Aulas online
Aulas online
Co-Working em Ouro Fino

Em consequência da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais em todo o Brasil estão suspensas. Por conta disso as aulas online na rede estadual de Minas Gerais começam na próxima segunda feira (18). Nesta terça feira (12), a SEE-MG (Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais) apresentou o Regime de Estudo não presencial para os alunos.

Anteriormente, houve um impasse na justiça que havia determinado a suspensão do retorno dos trabalhos presenciais nas escolas até que o governo apresentasse, detalhadamente, como seria o ensino a distância, garantindo a segurança dos servidores da educação em tempos de pandemia. A medida tem como objetivo atenuar as consequência da suspensão das aulas presenciais.

Ao lançar o Regime de Estudo não Presencial, a secretária de estado de Educação Julia Sant’Anna, ressaltou a importância da iniciativa e do formato usado para fazer com que a rotina de aprendizado seja garantida neste momento.

Assine o Observatório de Ouro Fino

“Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças e jovens mineiros da melhor forma possível”, destacou.

“Essa próxima semana será uma semana muito tranquila para que vocês, professores e alunos possam ir se reaproximando das atividades escolares de forma serena e muito compreensiva a esse momento sensível e cuidados pelo qual todos nos estamos passando”, disse ela

A importancia dos gestores das escolas também foi lembrado pela secretária. Ela colocou o trabalho e a organização dos diretores como “essenciais” durante o processo de concepção do modelo na viabilização das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial.

O Regime de Estudo não Presencial conta com 3 ferramentas para serem utilizadas nas aulas por professores e alunos nas aulas a distância.

Planos de Estudos Tutorados (PETs); são apostilas com conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e deverá ser baixado no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br

A distribuição aos alunos pode ser feita também pelos meios virtuais via site, e-mail e WhatsApp.

Para alunos que não têm acesso à internet, receberão o material impresso. A organização do processo da entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, por meio dos aproveitamentos dos trabalhadores em deslocamento das prefeituras, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades.

Na segunda-feira (18), estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta feira, nos dias úteis, pela manhã. Além disso, uma hora de programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda feira, a temática será linguagens, na terça o tema será ciências humanas Na quarta será abordada matemática, quinta será estudada ciências da natureza, e na sexta uma programação especifica para alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Será disponibilizada também na segunda feira a terceira ferramenta: um aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar alunas já exibidas no programa Se Liga na Edução. O aplicativo está disponível na Google Play Store e, em breve, na Apple store.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 25ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, expediu na segunda feira (11) recomendação à SEE-MG para que as escola da rede estadual observem a legislação e demais normas dos conselhos de educação, adotando previdências que atenuem os impactos negativos aos alunos.

AnteriorCerca de 4 mil pessoas tiveram pneumonia este ano em MG
PróximoSobe para 9 o número de casos suspeitos de coronavírus em Ouro Fino