Menino da Porteira completa 20 anos

0
Menino da Porteira no combate ao coronavírus
Menino da Porteira no combate ao coronavírus (Foto: Prefeitura de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

Um dos monumentos mais famosos do Brasil, o Menino da Porteira completa 20 anos no mês de março. A estátua, que está localizada na entrada principal de Ouro Fino e chama atenção de todos que por ali passam, foi inaugurada em 2001, durante as comemorações de 252 anos de Ouro Fino.

A estátua é uma homenagem para a música “O menino da Porteira”, composta por Teddy Vieira e Luizinho, foi gravada pela primeira vez em 1955, pela dupla de irmãos Luizinho e Limeira.

No entanto, só ficou popularmente conhecida na voz de Sérgio Reis, em 1973, no LP “O Menino da Porteira”, que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Para o cantor, o monumento criado em Ouro Fino é um verdadeiro portal da cidade. “Tirei uma foto debaixo do menino e sou do tamanho do pé dele”, disse o artista, que mede 1,92 m.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Muita festa no dia da inauguração do Menino da Porteira

No dia da inauguração do Menino da Porteira, Sérgio Reis chegou junto do então prefeito na época, José Américo Buti, e mais 200 cavaleiros, todos montados à cavalo. Também estavam presentes: Limeira, o filho de Luizinho e Tedinho, filho de Teddy. Sérgio Reis conta que Limeira cantou a música ao seu lado e se emocionou bastante. Naquele dia, Sérgio Reis tocou berrante para o público presente.

Todos os artistas presentes foram homenageados, no entanto, Sérgio Reis é o que mais foi agraciado naquele dia. O cantor eternizou sua mão direita abaixo de uma placa de bronze, que fica ao lado do Menino da Porteira, que contém a letra da música e um agradecimento aos artistas. Além disso, Sérgio Reis deixou seu autógrafo no concreto.

E, não parou por aí. De acordo com Sérgio Reis, a noite houve um grande show em praça pública. “Foi quase a cidade inteira. Foi muito gratificante, fiquei muito feliz e honrado”, revelou o artista.

O artista da obra

Genésio Gomes de Moura, mais conhecido como Ceará, artista plástico, foi o responsável por dar forma ao monumento do Menino da Porteira. Uma obra de quase 10 toneladas, feita a partir da inspiração em um desenho do artista local, Laerte Capassi.

O artista é conhecido em todo Brasil por suas estátuas gigantescas e pelo grande talento que possui em suas mãos. O Menino da Porteira, com certeza, foi um dos seus grandes feitos. Além disso, ele é responsável pelas outras obras em alusão à música em Ouro Fino: Boi sem coração, Berrante e Boiadeiro.

A música, juntamente com a estátua, fez com que Ouro Fino ficasse mundialmente conhecida. Além disso, o turismo da cidade ganhou muito com o monumento, já que, até hoje, recebe turistas de todos os lugares do Brasil.

AnteriorConheça a história por trás da arquitetura do Santuário São Francisco de Paula de Ouro Fino
PróximoOnda roxa: Comércios e serviços não essenciais poderão trabalhar apenas com delivery ou retirada no balcão