Estudo realizado pela Unifal aponta recorde na média diária de novos casos de Covid-19 no Sul de Minas

0
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
Universidade Federal de Alfenas ( Foto: Site Unifal/MG)
Co-Working em Ouro Fino

A Universidade Federal de Alfenas – Unifal divulgou nesta quarta-feira (26) um estudo que aponta recorde na média diária de novos casos de Covid-19 no Sul de Minas. De acordo com o levantamento, a média de novos casos por dia na semana foi de 1.657, até o dia 24 de maio. Até o dia 17, a média era de 1.217 casos diários. Apesar do aumento de casos, a região apresentou tendência de estabilidade em relação às internações e aos óbitos.

De acordo com o estudo da Unifal, o levantamento também apontou que este aumento de casos aconteceu após o fim da onda roxa do programa Minas Consciente. Durante a onda roxa, o Sul de Minas apresentou tendência de estabilidade no aumento de novos casos, com média de mil casos diários. Porém, a partir desta última semana, houve esta escalada de novos casos, com média de 1.657.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o aumento dos casos já era um cenário previsto, devido ao relaxamento da prevenção por parte da população e governos, somado ao período mais frio do ano, data comemorativa do dias das mães, vacinação lenta e maior circulação da variante P1.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Entre as dez cidades mais populosas da região, Alfenas foi a que mais teve aumento na média semanal de casos, com 125%. Em seguida aparece Varginha (107%), São Sebastião do Paraíso (99%), Passos (89%) e três Pontas (85%). Pouso Alegre e Poços de Caldas registraram queda no crescimento da média semanal de casos. Contudo, a regional de Pouso Alegre iniciou esta semana com tendência de crescimento nos casos de Covid-19.

Foto: Site G1 Sul de Minas

AnteriorGosta de teatro? Oficina Montagem abre inscrições em Ouro Fino
PróximoCasos confirmados de Covid-19 e óbitos aumentam no Sul de Minas