Empresa realiza teste piloto de tratamento de esgoto em Ouro Fino

0
Teste piloto de tratamento de esgoto em Ouro Fino
Teste piloto de tratamento de esgoto em Ouro Fino (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

No último dia 30, empresa Theottoni – Estudos, Projetos e Tecnologia em Recursos Hídricos iniciou um teste piloto de tratamento de esgoto em Ouro Fino, mais precisamente no bairro Residencial Gargatá.

No dia 06 de novembro, do ano de 2019, o Prefeitura Maurício se reuniu com representantes da empresa Theottoni – Estudos, Projetos e Tecnologia em Recursos Hídricos. O encontro também contou com a presença de prefeitos de cidades vizinhas, do Ministério Público, representado pelo Dr. Luiz Augusto Belloti e representantes do DMAAE e CODEMA.  

O objetivo do encontro, realizado no Gabinete da Prefeitura, foi para que a empresa Theottoni apresentasse ao prefeito Maurício e demais participantes um projeto de implantação de tratamento de esgoto no município.  

Assine o Observatório de Ouro Fino

O projeto ainda está em análise de plano piloto. É considerado um modelo avançado e moderno. O processo passa por um aparelho oxigenador, que bombeia o esgoto para dentro de um recipiente para ser tratado. Com isso, o material coletado é tratado, antes de ser jogado ao rio. Esse modelo já é utilizado em Israel.  

O Aerador de Vortice

O AERADOR DE VORTICE é um equipamento que utiliza a força centrípeta para incorporar o oxigênio junto ao efluente tratado, provocando a geração de oxigênio dissolvido em níveis próximos ou iguais a saturação.  Além do baixo consumo de energia e a não necessidade de grandes espaços físicos, essa tecnologia de última geração no tratamento de efluentes não utiliza produtos químicos, tem uma geração desprezível de lodo orgânico e ainda acaba com o mau odor do efluente.

Vale salientar que devido a essa tecnologia é possível o tratamento de efluentes de forma descentralizada, se tornando viável economicamente para pequenas cidades por não haver necessidade de elevatórias o que viabiliza sua instalação. Gerando economia aos cofres públicos, e melhorando a saúde da população em geral.

Esse equipamento é comercializado exclusivamente pela empresa Theottoni e é um marco mundial na solução para as cidades que hoje se deparam com o grande problema que é, tratar seus efluentes, e preservar o meio ambiente. 

AnteriorJuninho Vieira não participa do segundo debate entre os candidatos a prefeito de Ouro Fino
PróximoReflexões – Marcos Castro | A geração “S”. Precisamos de um choque de passado!