Governo de MG divulga protocolos para retomada das atividades econômicas

0
Governador Romeu Zema
Governador Romeu Zema
Co-Working em Ouro Fino

Desenvolvida pela Secretaria de Saúde (SES-MG) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), o protocolo aborda a retomada gradual, progressiva e regionalizada, baseada em critérios de dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica.

Ainda assim, o governador Romeu Zema afirmou que se preocupa em preservar a saúde da população de Minas Gerais. “Nosso compromisso é com a vida dos mineiros. Todos os protocolos estão detalhados de forma que possam garantir o funcionamento responsável dos estabelecimentos”, garante.

Os protocolos sanitários foram distribuídos de acordo com as especialidades dos setores econômicos, sendo organizados em orientações básicas, comuns a todos, e orientações especificas, destinadas aos empresários e consumidores. Com base nesses indicadores, foi montada uma matriz de risco que fragmenta as atividades econômicas em quatro “ondas”, sendo: onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco.

Assine o Observatório de Ouro Fino

O Governo de Minas também salientou que de acordo com os dados e análise do cenário epidemiológico, os segmentos podem mudar de onda. E ainda, tem uma lista de setores econômicos que, por causa do grande risco de propagação da doença, devem ter suas atividades retomadas após a normalização da situação da pandemia no Brasil.

Os protocolos das respectivas ondas serão disponibilizados gradualmente para começar pela onda verde, dos serviços essenciais, que estarão disponíveis no site do Governo de Minas Gerais. Os protocolos da onda branca, ao longo dos próximos dias.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cássio Rocha Azevedo, a retomada gradual do comércio está embasada em dados científicos e informações técnicas para orientar os prefeitos municipais. “O programa é uma ferramenta para que a tomada de decisão, que é de responsabilidade dos municípios, seja de forma consciente e progressiva. Assim, conseguiremos reaquecer a economia de Minas Gerais de forma segura para todos”, afirma.

O governo de Minas ressaltou que o retornar das atividades econômicas está a critério dos gestores municipais, a partir de informações fornecidas pelo governo estadual.

Também é de responsabilidade dos dirigentes das cidades o acompanhamento contínuo de qualquer medida de flexibilização, para monitorar suas consequências quanto ao aumento da contaminação do vírus.

AnteriorMG tem no mínimo 10 ou mais mortes por coronavírus do que contabiliza o Estado
PróximoCaminhão perde o freio e tomba na Serra do Albertão