Confira as dicas da Cemig para economizar durante a quarentena

0
CEMIG (Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

O período de quarentena pode fazer com que a conta de energia fique mais elevada do que o de costume. Afinal, com a família toda em casa, o uso dos aparelhos elétricos será mais intenso e prolongado. Por isso, a Cemig orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação a conta de energia.

 São propostas de mudanças simples, mas que podem fazer a diferença e evitar sustos na hora do pagamento. Pensando na otimização do consumo e no bolso do cliente, a companhia preparou algumas dicas que podem contribuir para a redução do valor da fatura.

E quem dá o recado é Thiago Batista, engenheiro de eficiência energética da Cemig. “Economizar energia não é difícil. O importante é que deve se tornar um hábito. Assim, automaticamente a pessoa vai se acostumando e economizando cada vez mais”, afirma o engenheiro.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Confira algumas dicas do especialista da Cemig:

– Você sabia que substituir um ar condicionado representa, mensalmente, uma economia de até 49%, o que é energia suficiente para tomar 70 banhos, 500 horas de TV ligada ou recarregar 7 mil celulares? E que isso, financeiramente, equivale a seis torneiras pingando continuamente durante um mês inteiro?

– Buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo. A energia poupada seria suficiente para tomar 23 banhos, 180 horas de TV ligada ou dar 2,3 mil recargas em celulares. Financeiramente, isso equivale a duas torneiras pingando continuamente durante um mês.

As geladeiras também podem representar mensalmente uma economia de até 48%, se substituídas por modelos eficientes. Essa economia significa energia para tomar 20 banhos, 150 horas de TV ligada ou dar 2 mil recargas em celulares. Financeiramente, neste caso, seriam mais duas torneiras pingando durante um mês inteiro.

Conferindo a potência

Outra questão a ser observada é que, além de controlar o tempo de uso, o consumidor pode verificar a potência dos aparelhos, garantindo maior economia. Essa informação deve ser observada no selo do Inmetro que acompanham os equipamentos e que, preferencialmente, devem conter a letra A ou o selo Procel, da Eletrobras, indicando que são mais eficientes em relação à eletricidade necessária para o funcionamento.

“Além disso, pratique ações simples de redução de consumo, como manter o ambiente fechado quando o ar condicionado estiver ligado, reduzir o tempo de banho e retirar da tomada o carregador de celular quando o aparelho não estiver em uso”, destaca Thiago.

Consumo em aparelhos desligados

A eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo standby pode representar um acréscimo de até 15% no consumo mensal do aparelho. O consumidor, no entanto, tem a chance de evitar o desperdício com uma pequena mudança de hábito: desligar os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

Equipamentos, como receptores de TV por assinatura, computadores e televisão, dentre outros, que costumam ficar ligados em modo de standby 24 horas por dia, elevam o valor da conta no final do mês. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.

Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos. “Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la”, finaliza o engenheiro.

AnteriorBrasil ultrapassa China em número de mortes por coronavírus
Próximo11 casos de coronavírus já foram descartados em Ouro Fino