Cemig está contribuindo para a melhoria da saúde da população do Sul de Minas

0
Cemig
Prefeito Maurício, representantes da CEMIG e Octávio Miranda (Foto: Cemig)
Co-Working em Ouro Fino

A Cemig também contribui para a melhoria da saúde no Sul de Minas. Até o final de dezembro, quatro hospitais da região serão  beneficiados pelo programa de Eficiência Energética da empresa, que está investindo cerca de R$ 926 mil na instalação de equipamentos mais modernos e eficientes em hospitais de Alfenas, Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Os equipamentos devem garantir mais conforto e segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos complexos, além de contribuir para a redução do consumo de energia das instituições.

Nesta semana, a Cemig entregou novos focos cirúrgicos para a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá e para o Hospital Alzira Velano, de Alfenas. Também está sendo entregue uma autoclave para a Casa de Caridade (Santa Casa) de Alfenas.  Na próxima semana, o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí,  receberá duas autoclaves.

Segundo o engenheiro de eficiência energética Fernando Queiroz Almeida, da Cemig, a modernização da lâmpada utilizada nos focos cirúrgicos vai gerar mais conforto nas cirurgias. “Os equipamentos antigos continham lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes dentro das salas de cirurgia”, explica Queiroz.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A adequação d tecnologia oferece, ainda, condições mais favoráveis para a acuidade visual e nitidez dentro dos centros cirúrgicos. “Essa característica pode ampliar até mesmo a gama de cirurgias realizadas em um hospital. A falta de focos cirúrgicos com essas características pode resultar na transferência de procedimentos para outras instituições”, afirma o engenheiro. 

Autoclaves são equipamentos usados para esterilizar instrumentos e equipamentos cirúrgicos. As novas autoclaves otimizarão o tempo para a esterilização, oferecendo mais agilidade e segurança aos processos hospitalares e contribuindo para a redução do consumo de energia.

Entregas no Sul de Minas

Os Hospitais  Bom Pastor (Varginha),  Samuel Libânio  (Pouso Alegre), São Vicente de Paula ( Caxambu),  São Sebastião (Três Corações) e a Casa de Caridade de Ouro Fino também  foram beneficiados, ao longo do ano, pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig.

Programa Energia Inteligente e saúde

No biênio 2019-2020, o Programa Energia Inteligente irá destinar mais de R$ 40 milhões à área da saúde. Ao todo, serão substituídos 65 focos cirúrgicos como os mencionados acima, 89 aparelhos de esterilização de materiais cirúrgicos (autoclaves), 115 secadoras de roupas hospitalar e mais de 90 mil lâmpadas de alto consumo. A ação prevê, ainda, a instalação de usinas de geração fotovoltaica.

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.

AnteriorPopulação aponta que desemprego é o principal problema em Ouro Fino
PróximoMotorista foge após se envolver em acidente com aposentado na MG-459