Cemig alerta sobre os cuidados com a rede elétrica durante a colheita do café no Sul de Minas

0
CEMIG (Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

Neste período em que acontece a colheita do café no Sul de Minas, a Cemig orienta para os cuidados  com o uso de máquinas e colheitadeiras próximas da rede elétrica. Algumas colheitadeiras de café e de grãos chegam a atingir vários metros de altura e podem tocar os fios da rede elétrica, provocando acidentes. Caçambas e escavadeiras de médio e grande porte também podem alcançar os fios ou provocar o desmoronamento do terreno e a queda de estruturas se a escavação for feita muito próxima destas.

No início deste mês, a Cemig registrou uma ocorrência em Muzambinho, quando um caminhão transportando uma colheitadeira enroscou nos fios da rede elétrica, danificando estruturas e causando interrupção no fornecimento de energia para alguns consumidores da cidade e com grande risco de acidente fatal para o motorista.


De acordo com  o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, é imprescindível que o trabalhador mantenha sua atenção aos riscos do ambiente, antes de iniciar qualquer atividade no campo ou mesmo durante o transporte deste maquinário. Por exemplo, colheitadeiras e outras máquinas de grande porte jamais devem ficar sob os fios da rede elétrica. As barras do pulverizador devem ser abaixadas ao passar debaixo dos fios da rede elétrica.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados, deve-se observar a altura de todo o conjunto de forma que as máquinas sobre o caminhão não se aproximem da fiação elétrica que atravessa sobre vias públicas e rurais. “Mesmo as redes telefônicas e de dados que são bem mais baixas que as redes elétricas mas que estão nos mesmos postes podem oferecer perigo, pois se a máquina colidir com esses fios, pode ocorrer a quebra do poste que certamente irá cair sobre o caminhão e sobre as pessoas, colocando em risco a todos que estiverem próximos do local. Caso isso ocorra, os ocupantes do veículo (caminhão) deverão permanecer dentro da cabine até a chegada da Cemig ou do Corpo de Bombeiros que orientarão sobre a forma correta de retirá-los do veículo. Somente em caso de incêndio, deve-se abandonar o veículo, saltando da cabine o mais longe possível com os pés juntos, evitando tocar no solo e no veículo ao mesmo tempo e nunca se aproximar de fios partidos”, orienta.

Ao carregar ou descarregar os graneleiros, as pessoas devem prestar atenção à localização da fiação da rede elétrica e não deixar que nada se aproxime ou encoste nos fios. “Nunca utilize varas de bambu ou madeira para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos. Aproximar ou tocar nos cabos pode causar sérios acidentes, inclusive fatais, para as pessoas que estão próximas do local”, alerta João José.

Outra recomendação é evitar  transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, o poste pode ceder ou cair, deixando os fios elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.

Se durante alguma manobra observar cabos ou condutores de energia rompidos, caídos ao solo, ligue imediatamente para o Fale com a Cemig – telefone 116.

AnteriorCenário triste! Brasil registra mais de 1,1 mil mortes por coronavírus nas últimas 24 horas
PróximoNa luta contra o Covid-19, Ouro Fino proíbe entrada de visitantes e turistas