Cemig alerta para o risco de acidentes durante tempestades

0
Raios
Raios (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Com o início do período chuvoso em Minas Gerais, é preciso ficar atento ao risco de acidentes relacionados à energia elétrica durante as tempestades. Por isso, a Cemig traz uma série de orientações para a população ficar em segurança durante os temporais.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da empresa, Demetrio Aguiar, uma das primeiras coisas a se fazer é desligar equipamentos elétricos da tomada, evitando o risco de choques e de queima. “Ocorre da seguinte forma: durante a chuva, o raio atinge a rede elétrica e chega às residências por meio da fiação, podendo ser conduzido até os moradores”, explica.

O especialista alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano: “O raio causa queimaduras gravíssimas e parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte”.

Assine o Observatório de Ouro Fino

As tempestades também podem derrubar postes e romper fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham afastados do local da ocorrência. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve se aproximar ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, orienta Demetrio.

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecerem dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

“É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Caso contrário, é mais seguro permanecer lá dentro até a chegada da Cemig e Corpo de Bombeiros”.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves.

Outras dicas de segurança durante tempestades

Em períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena do televisor pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.

Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que não estejam conectados na tomada.

Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levantados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas.

É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa.

 Evite locais sujeitos a alagamento.

AnteriorHá Vagas: Eletro G Soluções Elétricas está contratando
PróximoPadaria é alvo de tentativa de assalto em Ouro Fino