Banco de sangue do Hemominas se encontra em nível crítico – saiba como doar

0
Doação de sangue
Doação de sangue (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

A Fundação Hemominas divulgou na última quarta-feira (12) que seu banco de sangue está novamente em nível crítico. As doações diminuíram mais ainda em função da chegada do frio. O estoque é previsto para mais alguns dias apenas.

Outro problema que agrava a baixa demanda de doadores de sangue é a pandemia da Covid-19. Desde o início da pandemia, o Hemominas registrou uma queda média de cerca de 20% no comparecimento de doadores de sangue em todas as unidades no estado de Minas Gerais.

Cabe ressaltar que todos os tipos sanguíneos são importantes e necessários pois, no caso de uma transfusão de sangue, é necessária a compatibilidade sanguínea. Já no caso de cirurgias de emergência, quando não há tempo de verificar o tipo sanguíneo do paciente, é utilizado o sangue O negativo – doador universal.

Assine o Observatório de Ouro Fino

A população ourofinense interessada em doar sangue de forma independente, deve realizar o agendamento online no site: https://www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue, selecionar o município de Pouso Alegre que possui o Hemocentro mais próximo, preencher seus dados pessoais e definir data e horário de acordo com a disponibilidade do Hemocentro.

O Observatório de Ouro Fino, entrou em contato com a responsável pela captação de sangue no município, a Técnica de Enfermagem Claudete Mendonça, que explicou: para os interessados que desejam doar sangue e ir com o transporte público e agendamento via Prefeitura Municipal de Ouro Fino, devem ligar no 3441-1059 falar com ela ou Patrícia. As doações são realizadas geralmente às quartas-feiras, e um funcionário da Prefeitura acompanha a viagem. Claudete ressaltou que a procura para realizar as doações no município também está baixa e que é de extrema importância que a população doe sangue. Confira abaixo os níveis do estoque de sangue.

AnteriorJustiça Eleitoral pede a cassação do diploma do vereador Marco Antônio da Silva
PróximoNova etapa de vacinação contra a gripe em Ouro Fino contempla professores