Atividade física em foco | Exercício Físico pós Covid-19

0
Atividade física
Atividade física (Foto: Reprodução)
Co-Working em Ouro Fino

Quando é seguro voltar aos exercícios? De acordo com Marcelo Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) um dos criadores do trabalho, há dois pontos a considerar. O primeiro é a capacidade de transmitir a doença, é necessário esperar pelo menos 14 dias sem ter quaisquer sinais da covid-19 para ser considerado curado. A outra questão é saber o tamanho do estrago do vírus, casos graves geram sequelas que demoram mais para sumirem.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) são: 150 minutos de exercícios aeróbicos leves a moderados por semana ou 75 minutos de atividades intensa. E duas sessões semanais de treinamento de força. Retorno deve ser gradativo.
Quem teve Covid-19 leve ou assintomática: realizar um ecocardiograma (ECG), para ver como está o funcionamento do coração.

Quem teve Covid-19 moderada e grave: indivíduos que foram internados possuem um risco maior de sequelas cardíacas, como miocardite, no documento da SBMEE e da SBC, são listados exames adicionais, como o Teste cardiopulmonar de Exercício (TGPE) como principal.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Por fim, independente da forma que você contraiu o vírus, procure um médico se você sente algum desconforto, palpitação, cansaço, falta de ar, isso também vale para quem se livrou da Covid-19 sem sofrer muito. Este texto é um breve resumo do arquivo: http://www.medicinadoesporte.org.br/wp-content/uploads/2020/10/POSICIONAMENTO-SOBRE-APP-POS-COVID.pdf

AnteriorCemig orienta população sobre riscos de queimadas durante período seco
PróximoMunicípio de Ouro Fino contabiliza mais dois óbitos por Covid-19