20 fatos que marcaram Ouro Fino em 2020

0
20 fatos que marcaram Ouro Fino em 2020
20 fatos que marcaram Ouro Fino em 2020 (Foto: Observatório de Ouro Fino)
Co-Working em Ouro Fino

Dia 31 de dezembro de 2020. O último dia de um ano que ficará marcado na história da humanidade. Vivemos tantas coisas, né? A pandemia do coronavírus veio para nos dar uma lição e tanto. Mas, a vida não parou. Muitas coisas aconteceram em Ouro Fino nos últimos 366 dias. O Observatório de Ouro Fino preparou para você, querido leitor, uma retrospectiva dos 20 fatos que marcaram nossa cidade em 2020. Confira abaixo e, desde já, um feliz 2021 para todos vocês!

20- Inscrições para o concurso público de Ouro Fino estão abertas

Em fevereiro de 2020, a prefeitura de Ouro Fino anunciou a abertura das inscrições para o tão esperado concurso público na cidade. No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus, as provas serão realizadas apenas em 2021.

Assine o Observatório de Ouro Fino

19- Ouro Fino em Folia é um dos destaques do carnaval do Sul de Minas

Antes da paralisação dos eventos por conta da Covid-19, Ouro Fino recebeu uma grande festa carnavalesca. O Ouro Fino em Folia recebeu diversos elogios da população e foi considerado um dos melhores carnavais do Sul de Minas.

18- Comercio fechado por conta da Covid-19

No dia 20 de março, a prefeitura de Ouro Fino publicou um decreto que determinava o fechamento do comércio em Ouro Fino. Apenas serviços essenciais continuaram operando. Devido ao número reduzidos de pessoas dentro dos estabelecimentos, filas eram criadas na entrada de supermercados.

17- Primeira morte por Covid-19 em Ouro Fino

A morte de João Batista Bueno Filho (72 anos) no dia 31 de março não foi apenas o primeiro caso fatal da Covid-19 em Ouro Fino, mas também, o primeiro no Sul de Minas.

16- Saque do auxílio emergencial causa enorme fila em frente à Caixa Econômica Federal

O Governo Federal criou o Auxílio Emergencial para ajudar a população durante a pandemia. Nos dias de saque, uma fila enorme se instalava nos arredores da Caixa Econômica Federal. A Defesa Civil, juntamente com voluntários, precisou trabalhar arduamente para conscientizar a população durante este período.

15- Menino da Porteira ganha máscara para se proteger do coronavírus

O Menino da Porteira, principal atração turística de Ouro Fino, ganhou uma máscara para se proteger do novo coronavírus. A ação da Prefeitura Municipal de Ouro Fino visou conscientizar a população ourofinense e todos aqueles que passam diariamente em frente ao monumento a importância de se proteger do vírus.

14- Escolas adotam método de ensino à distância

Em consequência da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais em todo o Brasil foram suspensas. Por conta disso as aulas online na rede estadual de Minas Gerais começaram em maio. De acordo com relatos, o ensino à distância gerou mais estresse em alunos e pais do que ensinamentos.

13- Cancelamento do Ouro Fino Rodeio Festival

A Prefeitura de Ouro Fino anunciou, através do Facebook, o adiamento do VIII Ouro Fino Rodeio Festival por conta da pandemia do coronavírus. O evento seria realizado nos dias 13 a 16 de agosto, no entanto, não foi possível realizar nesta data, já que as recomendações da OMS e do governo de Minas Gerais não são favoráveis para realizar eventos com grande concentração de público.

12- Após um ano bloqueado, grupo Ouro Fino Insustentável volta ao ar

Após um ano bloqueado, o famoso grupo Ouro Fino Insustentável voltou a ficar disponível no Facebook. Atualmente, a página conta com mais de 24 mil membros. Em entrevista à Rádio Difusora, o advogado José Carlos de Paula, um dos administradores do grupo, comentou que a página havia sido retirada do ar em junho. Devido a isso, uma ação judicial foi movida contra o Facebook, que contestou.

11- Devido a pandemia do coronavírus, eleições municipais é adiada

A Câmara dos Deputados aprovou a PEC que adiou as eleições municipais para o dia 15 de novembro, com o segundo turno no dia 29 do mesmo mês. O Tribunal Superior Eleitoral já havia se manifestado defendendo o adiamento das eleições, que aconteceriam entre os dias 4 e 25 de outubro. De acordo com o órgão, a medida foi necessária para evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus.

10- O calçadão da Rua Treze de Maio

No mês de julho, o prefeito Maurício Lemes de Carvalho anunciou que a Rua Treze de Maio ganharia um calçadão entre o Éden Club e o Inverno D’Italia. A obra foi parcialmente inaugurada no mês de dezembro e será finalizada em janeiro, com Henrique Wolf no comando da prefeitura.

9- Câmara instaura CPI do DMAAE para apurar possíveis irregularidades durante gestão de Bruno Zucareli

Durante a 13ª Sessão Ordinária do ano de 2020, a Câmara Municipal de Ouro Fino abriu CPI do DMAAE para apurar possíveis irregularidades na gestão de Bruno Zucareli, atual pré-candidato a prefeito da cidade. Os legisladores receberam denuncia de Donis de Almeida do Couto.

8- Após 1h de buscas, bombeiros encontram corpo de Lázaro Miguel

Os bombeiros Wesley Paulino, Pedro Botelho e Hugo Silva mergulharam no Lago dos Palomos em busca do corpo de Lázaro Miguel, de 20 anos. Após 1h de buscas, os bombeiros localizaram o corpo do jovem, momento este que ficou marcado por aplausos e muita emoção por parte de familiares e amigos de Lázaro. O corpo foi levado pela Funerária Félix.

7- Em áudio vazado, Juninho Vieira e Henrique Wolf acusam Bruno Zucareli de corrupção

Uma bomba estourou no cenário político de Ouro Fino, Anézio Vieira Júnior, conhecido como Juninho Vieira e Henrique Wolf, ambos pré-candidatos a prefeito na época, acusavam Bruno Zucareli, que também era pré-candidato a prefeito, de inúmeras irregularidades enquanto Diretor do DMAAE.

6- Henrique Wolf não comparece ao primeiro debate da Rádio Difusora

O candidato a prefeito de Ouro Fino pelo PSL, Henrique Wolf, não compareceu ao primeiro debate promovido pela Rádio Difusora. De acordo com o mediador do evento, Henrique Wolf alegou que não compareceria no debate por motivos pessoais. A ausência do candidato deu margens para Rafael Silva e Bruno Zucareli, Juninho Vieira e Baratão questionarem o motivo da falta.

5- Novos monumentos em Ouro Fino

Em 2020, o prefeito Maurício construiu novos monumentos em Ouro Fino. No Lago dos Palomos, foi criado o Bateador e a gruta da Nossa Senhora das Águas de Ouro Fino. Já na Praça da Baronesa, o Boiadeiro roubou a cena e ocupou um enorme espaço, atraindo a curiosidade de quem passa pelo local.

4- Com 48% dos votos, Henrique Wolf é eleito prefeito de Ouro Fino

Os eleitores de Ouro Fino, Minas Gerais, foram às urnas para elegerem prefeito, vice e vereadores no dia 15 de novembro. Eram cinco opções para o eleitorado escolher quem ocuparia a cadeira do executivo municipal a partir de 2021. A maioria, 8.057 eleitores, que correspondem a 48,87% do total de votos, escolheu eleger o candidato Henrique Wolf, do PSL, com seu vice João Giordani, do PMN.

3- Tiago Bazolli é o vereador mais votado em Ouro Fino

Com 878 votos, o jovem vereador, Tiago Bazolli, foi o vereador mais votado em Ouro Fino nas eleições municipais de 2020. Este será o primeiro mandato de Tiago no Legislativo ourofinense.

2- Estátua de Luiz Gonzaga causa polêmica em Ouro Fino

A estátua de Luiz Gonzaga, feita por Maneco de Gusmão, causou polêmica entre os moradores de Ouro Fino. Inicialmente, a obra seria colocada no calçadão da Rua Trezede Maio. No entanto, após muitas críticas, a mesma foi levada para o Centro de Memória Pedagógica de Ouro Fino, que fica localizado no antigo prédio da Escola Estadual Bueno Brandão.

1- Maurício Lemes de Carvalho se despede da prefeitura de Ouro Fino

O prefeito Maurício Lemes de Carvalho vai deixar a prefeitura após oito anos. Nesta quinta-feira (31), o médico se despede do seu cargo de prefeito, que teve 94% de aprovação pelo público do Observatório de Ouro Fino. A partir desta sexta-feira (1), quem assume o Executivo é Henrique Wolf, que foi vice-prefeito ao lado de Maurício durante os oito anos de mandato.

AnteriorEditais de Proclamas #36
PróximoCandidatos eleitos são empossados para o mandato 2021-2024