19 fatos que marcaram Ouro Fino em 2019

0
Fatos
Ouro Fino (Foto: Divulgação)
Co-Working em Ouro Fino

Com a proximidade do fim de 2019, chegou a hora de relembrarmos os acontecimentos que marcaram Ouro Fino neste ano. Fatos felizes, tristes e hilários ocorreram em nosso município neste período.  

O Observatório de Ouro Fino preparou uma lista com os 19 fatos que marcaram Ouro Fino em 2019. Confira abaixo:  

19 – 150 famílias recebem a chave de sua casa própria  

Assine o Observatório de Ouro Fino

No dia 20 de fevereiro de 2019, 150 famílias, comtempladas do Residencial Gargatá, receberam a chave de sua casa própria, entregue pelo prefeito Maurício Lemes de Carvalho. A solenidade foi marcada por muita emoção e esperança de dias melhores.  

18 – Startup de Fábien Oliveira ganha reconhecimento internacional 

A startup Milênio Bus do ourofinense Fábien Oliveira recebeu um reconhecimento internacional, ao ser nomeada como uma das vencedoras do What Design Can Do (WDCD), em Amsterdã. A WDCD é uma organização sediada em Amsterdã, na Holanda, com a missão de propor e apoiar soluções inovadoras e criativas para transformar a sociedade. Em 2019, a WDCD propôs o desafio Clean Energy Challenge em 5 cidades do mundo (Cidade do México, São Paulo, Nairóbi, Delhi e Amsterdã) com a missão de encontrar soluções para enfrentar questões urgentes, como mobilidade urbana, energia limpa, saúde, habitação, entre outros desafios. 

17 – Novo Centro de Educação Municipal  

A Prefeitura de Ouro Fino investiu cerca de R$ 1.872.658,66, em recursos próprios, para a construção do Centro Municipal de Educação Integrada, que conta com uma grande estrutura. Além de uma nova biblioteca, o local possui: secretaria, sala de conferência, salas de aula, que comporta 500 alunos, cozinha, refeitório e banheiros para deficientes físicos. 

16 – Polícia Civil prende 11 pessoas em Ouro Fino 

No dia 28 de fevereiro, cerca de 50 Policiais Civis, de diversas cidades da região, fizeram uma grande operação em Ouro Fino. Foram realizados 11 Mandados de Busca e Apreensão, que resultou na prisão de dez homens e uma mulher. 

15 – Grupo de galos causa intriga entre vizinhos 

Não podemos nos esquecer do hilário caso dos galos. Em busca de domínio de território, os galos de D. Maria iniciavam uma verdadeira cantoria em seu quintal, atrapalhando o sono de uma vizinha.  

O caso foi parar na justiça. O fiscal da prefeitura, Luiz Américo Moreira, notificou D. Maria, que buscou recursos juridicamente, no entanto, o pedido foi negado. Por fim das contas, a senhora teve que se desfazer dos galos e isso causou revolta na população ourofinense.  

14 – Pinhalzinho dos Góes é atingida por enchente 

A forte chuva que caiu no dia 08 de março, causou sérios problemas aos moradores do bairro Pinhalzinho dos Góes, zona rural de Ouro Fino. A parte baixa do local encheu rapidamente de água, causando espanto nos moradores. 

Algumas casas também foram atingidas pela enchente, causando prejuízos materiais para os proprietários. Além disso, um córrego acabou transbordando. 

13- Boi é flagrado passeando pelo centro de Ouro Fino 

Um boi foi fotografado caminhando pelo centro de Ouro Fino no dia 09 de março. O fato chamou atenção da população que transitava pelo local, que não hesitou em registrar o momento e publicar nas redes sociais. 

No entanto, por mais inofensivo que o animal parecia ser, ele poderia ocasionar acidentes de trânsito ou até mesmo ferir alguém que resolvesse se aproximar ou agredi-lo. Porém, felizmente nada disso aconteceu 

12 – Ouro Fino em Folia  

O Ouro Fino em Folia foi um verdadeiro sucesso. Neste ano, a prefeitura resolveu mudar o local da festa. Transferindo da Avenida Guarda Mor Lustosa para a Arena de Ouro.  

O evento recebeu um grande número de público durante as quatro noites. Além disso, as atrações também colocaram e muito para o sucesso da festa.  

11 – Estádio Municipal Capitão Armando é reinaugurado 

O Estádio Municipal Capitão Armando foi reinaugurado pela Prefeitura de Ouro Fino. O evento contou com diversos jogos de futebol, recreação para crianças e uma emocionante homenagens aos jogadores do Sete de Setembro, equipe campeã do Sul e Oeste de Minas, em 1965 e 1967. 

10 – Corpo é encontrado sem vida no açude da Muvuca  

No dia 06 de abril, mais uma pessoa perdeu a vida ao tentar se refrescar no açude da Muvuca. Theophilo Guimarães, de 32 anos, se afogou após mergulhar no local. Segundo informações, ele estava acompanhado de sua mãe e seu irmão. 

9 – Médico ourofinense é um dos autores de tratado inédito sobre dores do câncer 

O médico ourofinense Fabrício Assis é um dos autores do livro Tratado de Dor Oncológica – Sobramid (Atheneu, 2019). A publicação é um marco na literatura científica nacional, pois é a primeira a fornecer de forma tão ampla subsídios para os profissionais que lidam com o manejo da dor do câncer. 

8 – Projeto de Lei que cria Zona Azul em Ouro Fino é aprovado 

Os vereadores de Ouro Fino, durante a 13ª Sessão Ordinária do Ano de 2019, aprovaram o Projeto de Lei nº 3.118/2019, que autoriza o Executivo Municipal a estabelecer e regulamentar a criação e implantação da Zona Azul em Ouro Fino. 

7 – Prefeitura realiza obra de pavimentação asfáltica entre Crisólia e São José do Mato Dentro 

Em uma obra no valor de R$ 3 milhões, utilizando recursos próprios, a prefeitura de Ouro Fino asfaltou a estrada que liga Crisólia e São José do Mato Dentro. Os moradores dos bairros comemoram o feito.  

6 – Andarilhos ateiam fogo em mulher no centro de Ouro Fino 

No dia 11 de agosto, a Polícia Militar de Ouro Fino foi acionada a comparecer até um dos semáforos da Avenida Guarda Mor Lustosa, no centro de Ouro Fino, próximo ao Supermercado Alvorada. Segundo informações, dois indivíduos haviam ateado fogo em uma mulher. 

Ao chegar até o local, a vítima estava recebendo atendimento do SAMU, já os autores Cleudoaldo Vidal Nunes e Geisiara Ponsiano haviam fugido do local. Ambos faziam malabarismo no semáforo e pediam dinheiro após cada apresentação. 

5 – Caso Verena 

Provavelmente, seja o assunto que mais chocou os ourofinenses em 2019. Verena Sebastiana Aruarte da Silva, que estava desaparecida há 18 dias, foi encontrada morta no Córrego das Gralhas, totalmente esquartejada.  

O caso tomou conhecimento nacional, sendo transmitido no Cidade Alerta, da Recorda TV. Quatro pessoas participaram do crime. Dois menores de idade, que estão em uma Fundação Casa, em Belo Horizonte. Marcelo Donizete Alexandre, autor do crime e Clébio Novaes Ribeiro, motorista de aplicativo que transportou o corpo de Verena, estão detidos no présidio de Ouro Fino.  

4 – Concurso público em Ouro Fino 

Após anos de espera, enfim o ourofinense terá oportunidade de prestar concurso público no município. A Prefeitura de Ouro Fino divulgou editais para o processo seletivo em diversos departamentos do Executivo.  

O DMAAE também publicou o edital do seu concurso público e processo seletivo.  

3 – Sérgio Reis promete grande show beneficente em Ouro Fino 

o cantor Sérgio Reis esteve em Ouro Fino para receber o Título de Cidadão Honorário Ourofinense, entregue pela Câmara Municipal de Ouro Fino, em um projeto elaborado pelo vereador Rafael Silva e aprovado por unanimidade.   

Após receber a honraria, o cantor, visivelmente emocionado, fez uma promessa ao público presente e a todos os ourofinenses. Um show beneficente em Ouro Fino. 

2 – Pista de Skate do Jardim Expedicionário é revitalizada 

Após muita luta, espera e paciência de moradores e skatistas, enfim, a pista de skate do Jardim Expedicionário, no BNH Velho, foi revitalizada e está pronta para o uso da população. A quadra de esportes e a área de lazer também receberam melhorias. 

1 – Detentos em Ouro Fino são aprovados no vestibular do IF Sul de Minas 

Buscando a ressocialização, Matheus Alderigi Teodoro e Rafael Vilas Boas, que estão presos há mais de um ano, foram aprovados no vestibular do Instituto Federal do Sul Minas, e agora, aguardam o regime semiaberto para iniciarem uma nova etapa em suas vidas. 

*A matéria contou com a colaboração de Matheus Souza, autor da arte principal da nota.

AnteriorVereador Saravá é encontrado morto em sua casa
PróximoCorpo do vereador Saravá está sendo velado na Câmara Municipal