Atividade física em foco | O papel da atividade física no tratamento da obesidade

0
181
Atividade física para obesos
Atividade física para obesos (Foto: Reprodução)

As duas áreas de prioridade nas estratégias de prevenção, controle e tratamento da obesidade são o incremento do nível de atividade física e a melhora na qualidade da dieta. O mais importante em termos de incremento do nível de atividade física é o estímulo para evitar os hábitos sedentários e a adoção de um estilo de vida ativo. Existem várias evidências científicas apontando que o controle da ingestão alimentar junto com o exercício ou atividade física regular são mais efetivos no controle do peso corporal.

Obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, em partes do corpo ou no corpo todo, com grande aumento de massa corporal (Oliveira 2005).
Oliveira (2005) separa os fatores que levam a obesidade em dois grupos distintos:

Obesidade exógena: Desequilíbrio do gasto calórico com a ingestão alimentar, levando o aumento de peso.
Obesidade endógena: Acontece o ganho de peso por fatores de desequilíbrio hormonal, provenientes de alterações do metabolismo tiroedeano, gonodal, hipotálomo-hipofisário, de tumores e síndromes genéticas.

McArdle (2003) relata que a obesidade está relacionada a uma série de comorbidades, denominada síndrome dos obesos: intolerância a glicose, resistência à insulina, dislipidemia, diabetes tipo 2, hipertensão, concentrações plasmáticas elevadas de leptina, tecido adiposo visceral aumentado, maior risco de doenças cardiovasculares e câncer. Fatores genéticos, como hereditariedade, poderiam aumentar o ganho de peso em indivíduos obesos.

O aumento da obesidade mundial está intimamente ligado ao estilo de vida adotado pelas populações. Bouchard (2003) considera que os níveis atuais de inatividade física estão relacionados com a popularidade dos eletrodomésticos e as escolhas modernas de comportamento, tais como: computador, automóveis, controle-remoto e vídeos-games.

O jejum e a restrição calórica extremas acarretam perdas substanciais de água e de tecido isento de gordura. Em contrapartida, um equilíbrio calórico negativo, induzido pelo exercício físico e dieta balanceada, atenua a perda de gordura de tecido isento de gordura durante um programa de redução pendural.

Sabendo de tudo isso, muitos ainda vão dizer: “mas estou fazendo exercício e comendo melhor, mas mesmo assim não consigo emagrecer”, isso acontece muito, por isso escrevi um e-book de leitura simples para que você possa entender onde está errando no seu emagrecimento que você encontra clicando aqui.

Ebook Daniel Ceccon

Por fim, procure sempre um professor de educação física e um nutricionista para lhe ajudar qual a melhor estratégia para o seu emagrecimento, de forma gradual e sustentável.

Referência bibliográfica
⦁ MCARDLE, W, D; KATCH, F, I; KATCH, V, L. Fisiologia do Exercício : Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
⦁ OLIVEIRA, Ricardo Jacó de. Saúde e Atividade Física: Algumas Abordagens Sobre Atividade Física Relacionada à Saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
⦁ BOUCHARD, C. Atividade física e obesidade. Barueri, SP: Manole, 2003. 469 p.

DANIEL CECCON
Graduado em Educação Física pela Sociedade Sul mineira de educação e Cultura (2006).
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força pela UNIFOA/RJ. (2008).
Possui curso de Biomecânica aplicado à musculação pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Fisiologia, metabolismo e energia pelo Intituto phorte (2008),
Curso de Atividade Física e Envelhecimento pelo grupo IPED (2013),
Curso de Obesidade e Atividade Física pelo grupo IPED (2013).
Possui 3 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais: Revista Mineira de Educacao Fisica (UFV), 2011 e Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 2011.
Endereço para o curriculum: http://lattes.cnpq.br/5893018899739366

Você pode encontra Daniel Ceccon nas seguintes redes sociais: 
INSTAGRAM
FACEBOOK
EMAIL
SITE  

Responda

Please enter your comment!
Please enter your name here