Apenas um laboratório faz exames de coronavírus na rede pública de Minas Gerais

0
Laboratórios Coronavírus
Laboratórios Coronavírus
Co-Working em Ouro Fino

Uma fonte ligada à Secretaria de Estado de Saúde afirmou ao telejornal MG2 que há um único laboratório que faz exames de coronavírus na rede pública de Minas Gerais e que o local está sucateado. Além disso, segundo ele, apenas 12 técnicos fazem as análises na Fundação Ezequiel Dias (Funed).

“Você não tem investimentos na reforma estrutural. Técnicos tem que fazer as análises clinicas, as análises que chegam em situação periclitante”, disse um servidor ao MG2 que não quis se identificar.

Segundo o secretario de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral em entrevista coletiva pela internet, os números de testes serão ampliados.

Assine o Observatório de Ouro Fino

“O que nós estamos fazendo, efetivamente, é, nesta semana, aumentar o número de exames que nós vamos ser capazes de fazer por semana com objetivo de alinhar o que nós temos de notificações e exames colhidos e encaminhados para o estado e a capacidade de realização dos exames”, disse ele.

A pequena quantidade de teste que estão sendo feitos e a demora nos resultados dificultam o combate ao coronavírus. Se estivessem sendo feito mais testes, as autoridades de saúde poderiam tomar medidas preventivas mais eficazes.

A Funed disse que tem trabalhado com toda a capacidade operacional e que esta recrutando a rede de laboratórios em saúde do estado para aumentar o número de exames feitos. A secretaria estadual de saúde disse que não possui uma media de quantos testes seriam necessários para atender a demanda do estado.

Nesta segunda feira (30) o Ministério da Saúde informou que 500 mil testes rápidos serão distribuídos em todos os estados. Não foi informado quantos testes serão enviados para Minas Gerais.

Em Ouro Fino, dois casos suspeitos aguardam o resultado do exame. Em um dos casos o paciente já morreu, sem ter a confirmação se tinha ou não a Covid-19

AnteriorOuro Fino tem dois casos suspeitos de coronavírus e cinco monitorados
Próximo88% dos leitos de UTI em Minas Gerais estão ocupados