Minas Gerais é um dos estados onde mais se mata mulheres no Brasil

0
Minas Gerais é um dos estados onde mais se mata mulheres no Brasil
Minas Gerais é um dos estados onde mais se mata mulheres no Brasil (Foto: Pixabay)
Co-Working em Ouro Fino

O número de assassinatos diminuiu no estado de Minas Gerais. Em contrapartida, o número de mulheres mortas por questões de gênero aumentou. Segundo dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Minas 156 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018, seis a mais que em 2017 – o que representa o maior número absoluto registrado no país.

Considera-se feminicídio o crime intencional motivado pelo fato da vítima ser do sexo feminino. O Brasil amarga a quinta posição de países em que mais se mata mulheres no mundo, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O país só fica atrás de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.

Em 2018, 1.206 mulheres foram vítimas do machismo no Brasil, 55 a mais que no ano anterior. A cada dois segundos, uma mulher é agredida no país. Conforme o levantamento, 61% das mulheres vítimas de feminicídio no país são negras.

Assine o Observatório de Ouro Fino

Na maioria dos casos (88,8%), as mulheres são assassinadas pelos ex ou atuais companheiros. Os dados do Atlas da Violência 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), reforçam a informação. De acordo com o documento, o crescimento mais significativo no período de 2007 a 2017 foi na taxa de homicídios ocorridos dentro das residências, com o uso de arma de fogo (29,8%).

Em 2017, mais de 221 mil mulheres procuraram delegacias para registrar ocorrências de agressões dentro de suas casas.

“Infelizmente é comum que alguns homens tenham o sentimento de posse pela mulher. A cultura machista acredita que o sexo feminino é o ‘sexo frágil’, pensa ter uma autoridade dos homens sobre as mulheres, as menosprezam e se elas decidem agir de uma forma que o homem não concorde, é onde começam as agressões, que infelizmente podem resultar em morte. Por isso os casos de feminicídio em sua maioria têm de natureza doméstica”, explica Amanda Sousa, editora do site UniversoDelas.

Outros Dados

Houve um aumento também no crime de estupro, que acontece principalmente com mulheres. Em todo o país, os números registrados dessa tipificação criminal representam 180 estupros por dia somente no ano de 2018 – um crescimento de 4,8% em comparação ao ano anterior. Entre as vítimas, 81% eram do sexo feminino e 53,5% tinham até 13 anos.

No estado de Minas, o aumento desse tipo de ocorrência foi de 2,3%, em comparação ao ano de 2017. Foram registrados 5.346 no último ano. Somente na cidade de Belo Horizonte, houve uma diminuição de 11% no índice. Em 2017 foram 617 casos, já em 2018, 422 pessoas foram estupradas.

AnteriorProduções que estão na Netflix e todo mineiro deve assistir
PróximoNutrição Inteligente | Quibe de forno