Nutrição Inteligente | BCAA e ganho de massa muscular, mito ou verdade?

0
1029
BCAA
BCAA (Foto: Reprodução/Google)

Com a finalidade do aumento de massa muscular, os suplementos alimentares estão cada vez mais presentes na dieta dos frequentadores de academia. O BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) está entre os mais consumidos. Composto por leucina, isoleucina e valina, este suplemento promete estimulação da síntese proteica, melhora do rendimento, melhora da dor e recuperação muscular. Será mesmo? 

Qualquer alimento proteico e até mesmo o Whey protein apresenta essa finalidade, pois são alimentos que apresentam todos os aminoácidos essenciais, sendo muito mais completo que o BCAA isolado.Vários estudos comprovam a ineficiência deste suplemento. Um dos estudos foi publicado no Journal of the International Society of Sports em 2012, mostrou que suplementação de 9 gramas de BCAA, durante 8 semanas, consumido 30 min antes e após o treinamento, não houve aumento da massa muscular e melhora na performance em homens não-treinados.

Portanto, você que pratica exercício para o ganho de massa muscular, é necessário que haja o consumo de todos os aminoácidos essenciais. Quer consumir algum suplemento? O whey protein é a melhor opção. Não gosta de suplemento? Uma dieta com alimentos ricos em proteína é o suficiente.Procure um nutricionista para auxiliá-lo em suas escolhas.

Referência bibliográfica: SpillaneJournal of the International Society of Sports Nutrition, 2012.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook