Nutrição Inteligente | Jejum intermitente: mito ou verdade?

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Jejum intermitente
Jejum intermitente (Foto: Reprodução/Google)

 O jejum intermitente (JI) é uma estratégia de emagrecimento muito utilizada em praticantes de exercício físico e para aqueles que querem resultados rápidos. É fato de que o JI auxilia na perda de peso, porém será que vale a pena?

Existem vários estudos comparando uma dieta com restrição calórica diária versus o jejum em dias alternados. Dentre eles, um estudo publicado na JAMA Internal Medicine, em 2017, dividiu 100 adultos obesos em 3 grupos ( jejum alternativo, restrição calórica e sem intervenção) durante 6 meses. Dentre eles, a taxa de DESISTÊNCIA foi maior no grupo de jejum alternativo, além disso, ingeriram MAIS CALORIAS do que prescrito em dias de jejum.

A perda de peso média foi SEMELHANTE para os participantes do grupo de jejum e de restrição calórica, porém, o grupo de restrição calórica teve hábitos MAIS SAUDÁVEIS e atingiram suas metas de energia prescritas. Não houve diferenças significativas entre os grupos nas concentrações de pressão arterial, freqüência cardíaca, triglicérides e glicemia. No entanto, houve um aumento nos níveis de colesterol aos participantes do grupo de jejum.

Portanto, o jejum intermitente traz os mesmos resultados de emagrecimento comparado com a dieta convencional para perda de peso. Agora cabe você a fazer suas escolhas! Um nutricionista irá auxiliá-lo a escolher hábitos mais saudáveis.

Referência Bibliográfica: Trepanowski et. al,. Effect of Alternate-Day Fasting on Weight Loss, Weight Maintenance, and Cardioprotection Among Metabolically Healthy Obese Adults: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2017 Jul 1;177(7):930-938

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