Nutrição Inteligente | Chás e seus benefícios

0
cha
Chás e seus benefícios (Foto: Reprodução/Google)
Co-Working em Ouro Fino

Com a chegada do inverno, a ingestão de chás é muito mais frequente. Além de trazer vários benefícios à saúde, é uma opção saborosa para amenizar o frio. As ervas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater gripes e alergias. Entretanto, vale ressaltar que nem todas as ervas são indicadas para gestantes e lactantes. É muito importante consultar o obstetra ou um nutricionista a respeito.

Prefira o chá feito a partir de folhas secas ou verdes, pois mantem melhor o sabor e as propriedades ativas das ervas. Devem ser armazenadas em sua embalagem original para evitar a oxidação. Utilizar o preparado por até 12 horas. Não use um chá mais de 12 horas depois de preparado, pois entra em processo de fermentação, mesmo mantido em geladeira.

Segue abaixo, algumas ervas ideais para provar no inverno:

Assine o Observatório de Ouro Fino
  • Gengibre: ação antigripal e anti-inflamatória, utilizado também para aliviar dores de garganta. Para potencializar ainda mais o efeito, acrescente pimenta cayena, limão e mel.
  • Hortelã: ação anti-inflamatória, antialérgicas, utilizado para tratamento de resfriados tosses, faringites e problema de garganta. Além disso, é um estimulante digestivo, anestésico e analgésico. O mentol, presente na hortelã, tem ação expectorante, o que ajuda no alívio da tosse, congestão nasal e na eliminação de muco.
  • Alecrim: poderoso cicatrizante, é também chamado de Omeprazol natural por ser digestivo e auxiliar no tratamento de gastrites. Atenção se tiver doenças de próstata ou histórico de convulsão.
  • Chá verde:  consumir logo após as refeições também é um hábito que ajuda na digestão. Isso acontece porque ele estimula a produção de ácidos estomacais, aliviando aquela sensação de estômago cheio.
  • Boldo: para problemas digestivos, como a azia, nos casos de exagero no consumo da bebida alcoólica e gastrite. Auxilia no processo digestivo, mas não deve ser evitado porque quem tem obstrução das vias biliares, doenças no fígado e gestantes.
  • Canela: acelera o metabolismo, é ótimo para adoçar e ajuda no melhor funcionamento da insulina. Pode ajudar a diminuir cólicas leves e gases, além de dar uma sensação de plenitude gástrica.
  • Erva-cidreira: auxilia no sistema nervoso, favorece o sono e atenua a ansiedade. Poder sedativo e calmante.  Alivia dores de cabeça, cólicas abdominais e gases Ajuda no alívio da tosse.

 Modos de preparo:

Infusão: ferver a água, colocar sobre a erva e tampar, deixar por 5 a 10 minutos em repouso, coando em seguida. Ideal para folhas, flores, cascas finas e ervas que não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas.

Decocção: colocar a erva junto com a água fria e aquecer até ferver, deixando 30 segundos. Deixar em repouso por 20 a 30 minutos. A raiz deve ser deixada pelo menos 12 horas em repouso depois da decocção. Ideal para: partes duras como cascas, ramos, frutos, raízes, caules, sementes e ervas que liberam seus componentes ativos em altas temperaturas.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

AnteriorDois casais foragidos da justiça são presos em Cabo Frio
PróximoJovem é preso com 30 pinos de cocaína em Ouro Fino