Nutrição Inteligente | Whey Protein e o emagrecimento. Qual a relação?

0
217
Whey protein scoop.
Whey protein scoop. (Foto: Reprodução)

O Whey Protein é um dos suplementos alimentares mais utilizados entre os frequentadores de academia, pois garante o aumento da síntese proteica, ou seja, aumento da massa muscular. Porém o Whey Protein apresenta várias outras vantagens e também pode ser utilizada como estratégia de emagrecimento.

Hall e colaboradores (2003) estudaram seus efeitos sobre o apetite, percepção de fome, saciedade e hormônios gastrintestinais. Observaram que, quando os voluntários ingeriam uma solução contendo 48g de Whey Protein, 90 minutos antes da refeição, apresentavam uma redução significativa do apetite, da ingestão energética e aumento da saciedade, em comparação a um grupo que ingeriu a mesma solução contendo caseína. Essa percepção estava relacionada às maiores concentrações sanguínea dos hormônios gastrointestinais que promovem saciedade, CCK (colecistoquina) e do GLP1.

Além disto, outros trabalhos apontam que o Whey Protein promove maior efeito na saciedade quando comparado com outras fontes proteicas (caseína, soja ou albumina). Outro estudo publicado na Journal of the American College of Nutrition, provou que Whey Protein associado à dieta hipocalórica e exercício físico promoveu maior perda de gordura corporal e preservação da massa muscular comparado ao grupo que só realizou as intervenções. 


Vale ressaltar que a utilização de Whey Protein sozinho traz poucos resultados. Os benefícios do produto, relacionado ao emagrecimento deve estar associado à dieta hipocalórica e exercício físico. Nenhum produto faz milagres! Procure um nutricionista para auxiliá-lo na utilização deste produto.

Referências Bibliográficas: 


Hall, W. L.; Millwarda, D. J.; Longa, S. J.; Morgana L. M. Casein and whey exert different effects on plasma amino acid profiles, gastrointestinal hormone secretion and appetite. British Journal of Nutrition. Vol. 89. 2003. p. 239-248.


Tang JE, Moore DR, Kujbida GW, Tarnopolsky MA, Phillips SM. Ingestion of whey hydrolysate, casein, or soy protein isolate: effects on mixed muscle proteinsynthesis at rest and following resistance exercise in young men. J Appl Physiol 107: 987–992, 2009.

Paige E. Miller PhD MPH RD a, Dominik D. Alexander PhD MSPH b & Vanessa Perez PhD. Effects of Whey Protein and Resistance Exercise on Body Composition: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Journal of the American College of Nutrition, Vol. 33, No. 2, 163–175 (2014)

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423