Nutrição Inteligente | Cacau, muito além do chocolate

0
303
Cacau
Cacau (Foto: Reprodução/Google)

Até pouco tempo atrás, o chocolate estava associado a várias doenças, principalmente a obesidade. Porém, estudos científicos provam que os benefícios do cacau contradizem este conceito.

O cacau rico em flavonoides e antioxidantes, auxilia na queima de gordura, na resistência insulínica, na redução do colesterol e radicais livres, na modulação da pressão arterial, melhora performance física, dentre outros benefícios.

Leia também: Nutrição Inteligente | Cozinhar com o azeite, perde seus benefícios?

Um estudo publicado em 2007 aplicado em 44 participantes hipertensos durante 18 semanas comprovou que quantidades de chocolate amargo 70% cacau, reduz eficientemente a pressão arterial e melhora da formação do vasodilatador óxido nítrico (NO).

Um outro estudo randomizado publicado no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva em 2015, comprovou em nove ciclistas do sexo masculino, que a suplementação de 40g de chocolate escuro, durante duas semanas, aumentou a biodisponibilidade e bioatividade do vasodilatador óxido nítrico (NO), durante o exercício físico. Ou seja, o consumo do chocolate escuro reduz o gasto de oxigênio durante o exercício de intensidade moderada e pode ser utilizado em uso contínuo para a melhora da performance.

Lembrando que o consumo deste alimento deve estar associado a uma dieta saudável e equilibrada. Procure um nutricionista para auxiliá-lo, de acordo com as suas necessidades nutricionais.


Referência bibliográfica:

TAUBERT, D. et. al. Effects of Low Habitual Cocoa Intake on Blood Pressure and Bioactive Nitric Oxide. JAMA, July 4, 2007—Vol 298, Nº1.

PATEL et al. Dark chocolate supplementation reduces the oxygen cost of moderate intensity cycling. Journal of the Internacional Society of Sports Nutrition, 2015.

Você pode encontrar Maristela nas seguintes redes sociais:

Instagram 

Facebook

WhatsApp: (35) 99882-5423

Ou, nos endereços a seguir:

Clínica Saúde e Vida – Rua Júlio Brandão Filho, nº 343

Policlínica – Rua Silviano Brandão, nº 927